metropoles.com

Damares Alves diz que mudanças na Funai serão “lentas e graduais”

Segundo futura ministra de Mulheres, Família e Direitos Humanos, Fundação Nacional do Índio “é pérola” que está em seu coração

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Valter Campanato/Agência Brasil
vac_abr_0612188201
1 de 1 vac_abr_0612188201 - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Indicada para assumir o Ministério das Mulheres, Família e Direitos Humanos, Damares Alves disse, nesta quinta-feira (13/12), que possíveis mudanças na Fundação Nacional do Índio (Funai) serão feitas sem pressa, de forma lenta e gradual. No próximo governo, o órgão indigenista deixará de ser vinculado ao Ministério da Justiça para ser ligado à pasta comandada pela pastora evangélica e assessora do senador Magno Malta (PR-ES).

“A Funai a gente vai lidar de uma forma diferente. A Funai vai ser recebida como está neste momento. Se tiver que fazer modificações nela, serão lentas e graduais. A Funai é a minha pérola que está em meu coração, vou mudar sem essa pressa. Aqui é tudo muito instantâneo, tudo muito louco. Quero cuidar da Funai com muito carinho. […] A Funai eu vou tratar no coração”, declarou.

Nos próximos dias, Damares quer se reunir com a atual equipe da fundação. As definições sobre o futuro da instituição devem ser tomadas apenas após a posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL). A futura ministra elogiou o trabalho do atual chefe da Funai, Wallace Moreira Bastos.

“Me parece que o atual presidente é uma pessoa muito sensata, muito centrada. Acho que vai dar pra fazer uma transição legal, conhecer um pouco o trabalho dele. A Funai vai ser vista com muito carinho”, reiterou.

No gabinete da transição governamental, Damares foi questionada pela imprensa sobre anúncios de secretários que a assessorarão a partir de janeiro. Segundo ela, isso ocorrerá até o final da transição. Para Damares, os nomes de seus secretários são “lindos”: “São tão lindos os nomes que a gente precisava sentar com todos eles para conversar. Aguardem”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?