metropoles.com

Dallagnol não pediu investigação de ministros do STF, diz Lava Jato

Segundo a força-tarefa, os procuradores sempre atuaram com restrição às “competências da primeira instância do Judiciário”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
O ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol- metropoles
1 de 1 O ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol- metropoles - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A força-tarefa da Lava Jato negou que o coordenador da operação em Curitiba, Deltan Dallagnol, tenha solicitado à Receita Federal que investigasse ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a nota, a atuação dos procuradores sempre foi restrita às “competências na primeira instância do Judiciário”.

Na manifestação, a força-tarefa argumenta que todas as informações privilegiadas recebidas pelo grupo sempre foram repassadas à Procuradoria-Geral da República (PGR). “Algumas dessas informações chegaram à Lava Jato porque ela desempenha o papel de auxiliar da PGR na elaboração de acordos, mas nunca por causa de investigações”, diz trecho da nota.

A força-tarefa ainda voltou a dizer que as mensagens divulgadas pelo site The Intercept Brasil e a Folha de S.Paulo foram editadas ou estariam “fora de contexto”. “Os procuradores confiam nas instituições e respeitam os integrantes do STF. Além disso, eles não reconhecem as mensagens oriundas de crime cibernético e que têm sido usadas, de forma editada ou fora de contexto”, pontua a Lava Jato.

De acordo com o Intercept e a Folha, Deltan buscou informações sobre as finanças pessoais do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, e de sua mulher, Roberta Rangel, e evidências que os ligassem a empreiteiras envolvidas com esquema ilícito na Petrobras.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?