metropoles.com

Dallagnol defende Lava Jato e vê “provas robustas” contra Lula

Foi a primeira manifestação do coordenador da operação desde o vazamento de conversas entre ele e o ministro da Justiça, Sergio Moro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Assinaturas anticorrupção no MPDFT – Brasília(DF), 03/06/2016
1 de 1 Assinaturas anticorrupção no MPDFT – Brasília(DF), 03/06/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba (PR), Deltan Dallagnol, divulgou nesta segunda-feira (10/06/2019) um vídeo em que tenta esclarecer as acusações contra ele e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e defender o trabalho da força-tarefa. Segundo ele, a avaliação de que “a investigação foi direcionada” não passa de “teoria da conspiração”.

“Tentar imaginar que a Lava Jato é uma operação partidária é uma teoria da conspiração que não tem base nenhuma. Vejam que 15 procuradores atuam na Lava Jato só em primeira instância em Curitiba. […] Grande parte dessa equipe foi formada antes de aparecer o primeiro político, quando não se tinha ideia de onde a Lava Jato iria chegar”, justificou o coordenador da operação.

No vídeo, publicado na plataforma YouTube, o coordenador sustenta ainda que a Operação Lava Jato é imparcial e que as provas que embasaram a denúncia contra o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no caso triplex do Guarujá (SP) são robustas.

Confira o vídeo na íntegra:

Essa foi a primeira manifestação de Dallagnol desde o vazamento de conversas entre ele e o atual ministro da Justiça e Segurança Pública. A divulgação foi feita pelo site The Intercept, que afirma ter áudios, documentos judiciais e outros.

O procurador disse que a operação sofreu um “ataque gravíssimo” com a invasão de celular de agentes envolvidos na operação. “Nosso receio é que a atividade criminosa avance agora para falsear e deturpar fatos nesse imenso ataque contra a Operação Lava Jato”, declarou.

Para finalizar, Dallagnol garantiu que a Lava Jato é contra a corrupção, independentemente de partido político.

“Vamos continuar dispostos e disponíveis para prestar esclarecimentos sobre fatos e sobre procedimentos da nossa responsabilidade a fim de manter a confiança da sociedade plena na nossa legitimidade de atuação e na legalidade e licitude da nossa atuação”, disse. Ele ainda disse que a força-tarefa deve “aperfeiçoar” as atividades com as críticas recebidas da sociedade.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?