Daciolo pede ao TSE para participar de debate da Globo
Presidenciável do Podemos não foi convidado a comparecer no evento que acontecerá na noite desta quinta (4/10) com os demais candidatos
atualizado
Compartilhar notícia
O candidato à Presidência da República pelo Patriota, Cabo Daciolo, entrou com ação cautelar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicitando a permissão para participar do debate da TV Globo, que acontecerá na noite desta quinta-feira (4/10). Ele não foi convocado a comparecer no evento como os demais presidenciáveis.
De acordo com a Globo, Daciolo não foi convidado a sabatina porque o seu partido (Patriota) não teria a representatividade mínima exigida pela Corte Eleitoral – que é de cinco parlamentares no Congresso Nacional. No portal da Câmara dos Deputados consta que são filiados ao Patriota, além de Cabo Daciolo (RJ), os deputados Erivelton Santana (BA), Junior Marreca (MA), Pastor Eurico (PE) e Walney Rocha (RJ).
No entanto, o convite não foi feito, porque, na reunião entre assessores para o debate, um documento do TSE apontara que, na realidade, atualmente, quatro parlamentares estão na sigla. Um dos congressistas teria saído do Patriota na janela partidária. As redes sociais dos cinco candidatos continuam com propaganda da legenda.
O debate da TV Aparecida, que não contou com a presença do político, foi considerado “chatíssimo” pela audiência. Já no último embate, realizado pela Record, o presidenciável foi elogiado pelo oponente Henrique Meirelles (MDB).
Participam do evento da TV Globo nesta quinta, Alvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad(PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSol), Henrique Meirelles (MDB) e Marina Silva (Rede). Jair Bolsonaro (PSL) também está fora, mas porque foi vetado por seus médicos: o deputado federal ainda se recupera do ataque sofrido no dia 6 de setembro, em Juiz de Fora.