metropoles.com

CUT faz ato contra Bolsonaro e protocola pedido de impeachment na Câmara

Grupo instalou cruzes no gramado em memória aos mais de 70 mil mortos pela Covid-19 no Brasil. Eles criticam o comportamento do presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ato da CUT pelo pedido de impeachment do presidente do Bolsonaro
1 de 1 Ato da CUT pelo pedido de impeachment do presidente do Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras sem Terra (MST), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e movimentos sociais protocolaram na Câmara dos Deputados um novo pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Nesta quarta-feira (14/7), as entidades organizaram uma manifestação simbólica em frente ao Congresso Nacional. O grupo instalou cruzes no gramado em memória aos mais de 70 mil mortos em decorrência do novo coronavírus no Brasil (veja galeria abaixo).

Eles ancoram o pedido de afastamento do presidente “no comportamento e as ações de Bolsonaro, que desprezou a gravidade da pandemia” de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

8 imagens
1 de 8

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 8

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 8

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 8

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 8

Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 8

Rafaela Felicciano/Metrópoles
7 de 8

Rafaela Felicciano/Metrópoles
8 de 8

Rafaela Felicciano/Metrópoles

O grupo afirma que o presidente ignorou recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a disseminação da doença, como usar máscaras e cumprir o isolamento social.

“Logo nós vamos bater a marca dos cem mil mortos por Covid-19, mortes que poderiam ter sido evitadas, não fosse a irresponsabilidade dele e de seus ministros”, critica o presidente da CUT, Sérgio Nobre.

O pedido de impeachment marca o início de uma campanha para que os trabalhadores e a população em geral peçam o afastamento de Bolsonaro. Desde a última sexta-feira (10/7), atos e panelaços em todo o país foram organizados, segundo a CUT. Na Câmara, já são  45 pedidos de impeachment protocolados contra Bolsonaro.

“E esse é o nosso papel. Nós vamos mobilizar o povo, trabalhar junto ás bases, fazer disso nossa principal bandeira e fazer a classe trabalhadora e a população em geral entender porque Bolsonaro tem de ser afastado do cargo”, conclui o sindicalista.

Mais de 40 entidades assinam o pedido de impeachment, que lista os diversos crimes de responsabilidade cometidos desde o início da gestão Bolsonaro. Esses crimes, dizem as lideranças no texto, têm ocasionado graves violações aos direitos humanos e ameaçam as vidas de milhões de brasileiros.

O documento foi assinado por personalidades como o cantor Chico Buarque, a jurista Deborah Duprat, o ex-jogador de futebol Walter Casagrande, o humorista Gregorio Duvivier, entre outros.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?