metropoles.com

Cúpula militar quer brigadeiro no comando do MEC

Tenente-brigadeiro Ricardo Machado Vieira assumiu posto de secretário-executivo no ministério e pode ser substituto do atual chefe da pasta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
CABO V. SANTOS/AGÊNCIA FORÇA AÉREA
Educacao111
1 de 1 Educacao111 - Foto: CABO V. SANTOS/AGÊNCIA FORÇA AÉREA

Com os impasses no Ministério da Educação (MEC) e rumores sobre uma possível exoneração do ministro Ricardo Vélez Rodríguez, o núcleo militar do governo Jair Bolsonaro avalia que é questão de tempo para o venezuelano cair. Eles passaram a defender que o tenente-brigadeiro Ricardo Machado Vieira, que assumiu a 2ª posição na pasta, fique no lugar de Vélez. A informação é da Folha de S. Paulo.

O brigadeiro, que é ex-assessor especial do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foi nomeado para o posto de secretário-executivo do MEC nesta sexta-feira (29/3). Segundo a reportagem, na avaliação da cúpula militar, a iniciativa serviu para dar um recado a Vélez: se não mudar de postura, Bolsonaro tem um nome para substituí-lo.

Nesta manhã, Vélez foi chamado para um reunião com Bolsonaro. O ministro havia anunciado outros dois secretários-executivos, mas foi desautorizado pelo governo. Vélez enfrenta, há mais de um mês, crise marcada por disputas internas, mais de 15 exonerações, medidas polêmicas e recuos.

Machado Vieira é homem forte no círculo militar e pode ajudar a combater a influência dos chamados olavistas no MEC, segundo o jornal O Estado de S.Paulo apurou. Nessa quinta (28), Vélez nomeou dois simpatizantes do guru dos bolsonaristas, o escritor Olavo de Carvalho, para assessores diretos dele.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?