metropoles.com

Cúpula do Mercosul: Uruguai critica convite de Bolsonaro a Añez

Autodeclarada presidente da Bolívia, ex-senadora não foi ao encontro. Para os uruguaios, renúncia de Evo foi forçada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
WIKIMEDIA COMMONS
Mercosul1
1 de 1 Mercosul1 - Foto: WIKIMEDIA COMMONS

Enviada especial a Bento Gonçalves (RS) – O ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, disse durante a reunião da Conselho do Mercosul que, na Bolívia, houve um colapso da ordem democrática com o que chamou de “renúncia forçada” de Evo Morales.

Ele criticou a posição do governo brasileiro de reconhecer como legítimo o governo interino de Jeanine Añez e solicitou à presidência temporária do bloco que ative o mecanismo da Cláusula Democrática do Mercosul, previsto no Protocolo de Ushuaia, de 1998, para que se analise as medidas a serem adotadas na Bolívia até que a ordem democrática seja totalmente restaurada.

Prestes a deixar o convívio com os demais integrantes do bloco, devido à eleição do candidato de oposição a Tabaré Vásquez, no Uruguai, Novoa exaltou a tranquilidade democrática existente em seu país, apesar de Lacalle Pou ter obtido pouco mais de 1% dos votos sobre a esquerda.

“Isso significa cerca de 30 mil votos. Mesmo assim, no outro dia, foi como se nada tivesse ocorrido”, disse o chanceler uruguaio. “Isso não se consegue com esse ou outro governo. É um trabalho de anos com a sociedade”, enfatizou, elogiando a estabilidade democrática no Uruguai.

Segundo Nóvoa há uma luta constante para reafirmar que o bloco está “vivo e que pode desenhar agendas modernas eficazes e de rápida solução”. “Nessa cúpula há dois governos que se concluem depois de eleições limpas e democrática. Os governos passam e as nações permanecem”, disse.

Novoa lembrou que seu país condenou da mesma forma as tentativas os “atropelos à institucionalidade” tanto no Equador, como no Chile e agora na Bolívia, assim como sempre condenou o desrespeito aos direitos humanos na Venezuela. “Independentemente de afinidades ideológicos precisamos continuar construindo consensos pelo benefício da nossa população”, defendeu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?