metropoles.com

Cúpula do Conselho de Ética estuda pedir afastamento de Cunha no STF

Parlamentares levantaram a hipótese de saída após os aliados do peemedebista manobrarem para adiar o início do processo por quebra de decoro parlamentar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
GL-Cunha-Camara-20151103-4
1 de 1 GL-Cunha-Camara-20151103-4 - Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados

Além de deputados da oposição, a cúpula do Conselho de Ética também estuda a possibilidade de pedir o afastamento preventivo do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ao Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão do presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PSD-BA), só será tomada quando for aprovado o relatório prévio do deputado Fausto Pinato (PRB-SP).

Membros do Conselho de Ética levantaram a hipótese de saída após os aliados do peemedebista manobrarem para adiar o início do processo por quebra de decoro parlamentar.

A ideia sugerida é que o Supremo intervenha para garantir que não haja interferência no processo legislativo e que a investigação terá seguimento

A proposta foi rechaçada num primeiro momento por Araújo, mas qualquer conselheiro poderá levantar a sugestão no colegiado. A interlocutores, Araújo sinalizou que poderá acolher a sugestão vencida a fase da admissibilidade do parecer preliminar.

Os oposicionistas também devem recorrer ao Judiciário. O líder do PPS, Rubens Bueno (PR), já informou que vai entrar com um mandado de segurança, na próxima terça-feira (24/11), pedindo o afastamento de Cunha. As bancadas do DEM e do PSDB ainda vão avaliar se vale a pena entrar com ação no STF, mas a judicialização do processo não é consenso no próprio PPS. “A gente tem de pensar um pouco. Toda vez que o STF fez uma intervenção na Câmara, foi beneficiando o governo e contra as oposições”, ponderou o presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP). “O Eduardo Cunha começa a ser um empecilho ao impeachment. A gente precisa levar isso em consideração. A nossa luta é fora Cunha e fora Dilma”, emendou.

Na avaliação de Freire, se o STF mantiver Cunha no cargo ou alegar que não pode se intrometer em assunto de outro poder, vai fortalecer o peemedebista e a agenda do governo. Por isso, o dirigente acredita que a mobilização de ontem contra Cunha foi um avanço político e tornou irreversível a saída do peemedebista do comando da Câmara. Assim, o caminho para derrotar o presidente da Casa, diz Freire, é atuar fortalecendo os trabalhos do Conselho de Ética e paralisando as atividades da Câmara enquanto o peemedebista estiver no comando.

Nesta linha, os oposicionistas vão discutir como arregimentar o maior número de parlamentares para obstruir todas as sessões presididas por Cunha. A estratégia, coordenada por PSDB, PSB, DEM, PPS, Rede Sustentabilidade e PSOL, deu certo na sessão plenária desta quinta-feira porque houve adesão de governistas, mas não há certeza de que haverá a mesma mobilização. “Com 20 deputados não se obstrui nada na Casa”, lembrou o líder do DEM, Mendonça Filho (PE). Não sabe, por exemplo, se os petistas que engrossaram o coro de “fora Cunha” ontem estarão dispostos a não votar matérias de interesse do governo.

O vice-líder do PT, Carlos Zarattini (SP), defendeu que o caso Eduardo Cunha fique restrito ao Conselho de Ética e afirmou que os petistas estarão presentes para julgar o processo no colegiado. Para Zarattini, a oposição pretende obstruir as ações do governo com a desculpa de querer derrubar o peemedebista. Ele afirmou que os petistas continuarão participando das sessões plenárias para garantir a aprovação das matérias de interesse do governo. “O PT faz o que é importante: tirar o País da crise”, declarou o petista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?