Cunhado de Gilmar Mendes, Chiquinho Feitosa toma posse como senador
O empresário é o primeiro suplente de Tasso Jereissati (PSDB-CE), que pediu afastamento do cargo por quatro meses
atualizado
Compartilhar notícia
Chiquinho Feitosa (DEM-CE) tomou posse, nesta quarta-feira (3/11), como senador da República. O empresário é o primeiro suplente de Tasso Jereissati (PSDB-CE), que protocolou, na última semana, seu pedido de afastamento do mandato parlamentar por quatro meses.
Presidente do Democratas no Ceará, Feitosa reforçará a bancada da sigla, que agora conta com seis parlamentares na Casa legislativa. O partido estava desfalcado após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), migrar para o PSD.
Antes de entrar para ser empossado, Feitosa optou por discurso cauteloso e defendeu que seus quatro meses de mandato serão “em defesa dos interesses do Brasil e do Ceará”.
O parlamentar cobrou, porém, que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) paute a sabatina de André Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-advogado-geral da União ocupará a cadeira do tucano no colegiado, assim como na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Feitosa é cunhado de Gilmar Mendes, ministro da Corte, e fez questão de repassar o recado aos parlamentares com quem dividirá o plenário até a volta de Tasso.
“O Supremo está desfalcado”, enfatizou, em tom de cobrança pela sabatina.
Gilmar compareceu à cerimônia de posse do cunhado, que também contou com a presença do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins.
Irmão da esposa de Gilmar, Guiomar Mendes, Feitosa é empresário.