metropoles.com

Cunha Lima evita comentar votação e cogita resultado na próxima semana

Presidente em exercício do Senado diz que Casa aguardará decisão do STF sobre afastamento de parlamentares para analisar caso de Aécio Neves

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles
CÁSSIO CUNHA LIMA
1 de 1 CÁSSIO CUNHA LIMA - Foto: Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles

Depois de comandar uma sessão praticamente vazia no Senado Federal – em certo momento, menos de 10 parlamentares estavam em plenário – o presidente em exercício da Casa, Cássio Cunha Lima (PSDB/PB), comentou a votação em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (11/10). Cauteloso, o senador evitou fazer previsões sobre o resultado da sessão que definirá se a Justiça deve ou não submeter ao Congresso decisão sobre afastamento de parlamentar.

“Não me cabe aqui ser um comentarista de julgamentos do STF. O julgamento está em curso e manda o bom senso aguardar. Esperar confiando que o Supremo julga, mas sabendo que quem redige a constituição é o Congresso Nacional”, completou.

Perguntado sobre o momento “difícil” para assumir a presidência do Senado – Cunha Lima está no comando da Casa porque o presidente Eunício Oliveira (PMDB/CE) está em viagem institucional – o peessedebista desconversou. Ele até elogiou o julgamento demorado desta quarta.

“Não tem problema se demorar mais 24 horas, 48 horas. Os parlamentares decidiram na semana passada que iriam aguardar a decisão do supremo”, completou. Está pré-agendada para a próxima terça-feira (17) votação no plenário para decidir a suspensão do senador Aécio Neves (PSDB/MG).

Ação
A ação que está sendo apreciada pelo STF foi ajuizada pelo PP, PSC e Solidariedade. As siglas solicitam que o Congresso dê a palavra final sobre a aplicação aos parlamentares das medidas previstas nos artigos do Código Penal de números 312 (que trata de prisão preventiva) e 319 (sobre o recolhimento domiciliar noturno e outras restrições menos graves, como a proibição de manter contato com determinada pessoa ou ir a certos locais).

O entendimento firmado atingirá não apenas Aécio Neves – que está afastado e em recolhimento noturno – como outros parlamentares que venham a ser alvos de medidas judiciais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?