metropoles.com

Cunha finaliza delação que atinge Temer e “núcleo duro”, diz colunista

Colaboração do deputado cassado deve afetar também os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco, além do senador Romero Jucá

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Eduardo Cunha
1 de 1 Eduardo Cunha - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O acordo de delação premiada do ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) com a Operação Lava Jato está próximo de ser concretizado. O peemedebista, que está preso em Curitiba (PR) desde o ano passado, conclui textos com informações que devem envolver o presidente Michel Temer (PMDB), os ministros Moreira Franco (Secretaria-Geral) e Eliseu Padilha (Casa Civil), além do senador Romero Jucá (PMDB-RR).

Segundo informações da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, Cunha já rascunhou mais de 100 anexos para a colaboração.

Procuradores da força-tarefa têm dialogado com a defesa do peemedebista e seguem de perto cada passo que ele dá rumo a um acordo. A expectativa é de que Cunha entregue já na próxima semana os documentos nos quais confessa e delata crimes.

Núcleo duro
O deputado cassado fazia parte do chamado “núcleo duro” do PMDB, composto por Temer, Jucá e os dois ministros. O grupo liderou o movimento que culminou no impeachment de Dilma Rousseff (PT) na Presidência, ano passado.

Cunha teria integrado não somente as principais negociações políticas, mas esquemas de arrecadação de caixa 2 para campanhas eleitorais do grupo e recebimento de propinas.

O ex-parlamentar segue o mesmo caminho de seu operador financeiro Lúcio Bolonha Funaro, que foi transferido nesta quarta-feira (5/7) para a carceragem da Polícia Federal em Brasília para facilitar as conversas com seus advogados e finalizar sua delação.

O advogado de Cunha, Diego Lins e Silva, negou à colunista que seu cliente negocie acordo de delação premiada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?