metropoles.com

Cunha entrega anexos de delação premiada à PGR, diz jornal

O ex-presidente da Câmara e deputado federal cassado aguarda um posicionamento dos investigadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Eduardo Cunha foi presidente da Câmara entre 2015 e 2016.
1 de 1 Eduardo Cunha foi presidente da Câmara entre 2015 e 2016. - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Preso desde outubro do ano passado em Curitiba (PR), o ex-presidente da Câmara dos Deputados e parlamentar cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) entregou os anexos de sua proposta de delação premiada à Procuradoria-Geral da República (PGR). O material é analisado pelos investigadores. A entrega teria ocorrido na última sexta-feira (7/7), de acordo com informações do jornal Valor Econômico.

Na proposta, Cunha deve revelar esquemas de propina e pagamento de caixa 2 a campanhas de seus correligionários, além de traçar o caminho do recebimento de dinheiro sujo por pelo menos meia centena de políticos. Entre eles, o presidente da República, Michel Temer (PMDB), e seus mais próximos aliados.

O deputado cassado e seu operador financeiro Lúcio Bolonha Funaro — que está preso em Brasília — têm acenado de forma concreta a intenção de confessar seus crimes e delatar os envolvidos. Entretanto, somente um deles se tornará colaborador da Justiça.

Formalmente, a delação de Cunha está mais avançada. Porém, o histórico do processo de negociação do acordo e o estágio já adiantado da Lava Jato representam um empecilho para o ex-presidente da Câmara. Além disso, ele não delatou desde sua prisão. Funaro, por sua vez, implicou o ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima, que cumpre prisão domiciliar, por obstrução à Justiça.

Inicialmente, Cunha se mostrava relutante em propor colaboração. Mas, agora, se apressa para tentar deixar a cadeia. Ele planejava esperar a saída de Rodrigo Janot do comando da PGR, em setembro, para propor o acordo. O peemedebista, no entanto, notou que a sucessora do procurador, Raquel Dodge, sabatinada nesta semana no Senado, deve endurecer as investigações da Lava Jato. Por isso, Cunha corre contra o tempo para apresentar a proposta a Janot.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?