Críticos e aliados, políticos reagem à morte de Olavo de Carvalho
Discípulos e antagonistas do escritor brasileiro radicado nos Estados Unidos se manifestaram sobre a morte dele nas redes sociais
atualizado
Compartilhar notícia
A morte do escritor Olavo de Carvalho, aos 74 anos, repercutiu entre políticos e personalidades nesta terça-feira (25/1). O comunicado da família não deixa claro o motivo da morte do guru do bolsonarismo, mas ele havia sido diagnosticado com Covid-19 no último dia 16 de janeiro.
Além do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do vice-presidente Hamilton Mourão, diversos políticos alinhados às ideias do escritor ou críticos se manifestaram nas redes sociais.
Os filhos de Jair Bolsonaro – Flávio, Carlos e Eduardo Bolsonaro – lamentaram a morte do escritor e destacaram o legado deixado por ele.
Ver essa foto no Instagram
Conheci o Professor Olavo de Carvalho de forma espontânea em 2012, em seu programa de rádio, e imediatamente passei a admirá-lo por seu vasto conhecimento, bom humor e, principalmente, por sua coragem.
— Carlos Bolsonaro (@CarlosBolsonaro) January 25, 2022
Que Deus acolha o Professor e conforte sua esposa Roxane e família.
Aqui na Terra seus livros, vídeos e ensinamentos permanecerão por muito tempo ainda. pic.twitter.com/6DEctROt7h
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) January 25, 2022
Discípulo de Olavo, o ex-ministro Abraham Weintraub disse que “o mundo perdeu uma de suas mentes mais brilhantes”.
Que Deus conforte D. Roxane, a família, seus alunos e o Brasil. O mundo perdeu uma de suas mentes mais brilhantes e uma pessoa com um grande coração.
Descanse em paz, Professor Olavo.
Obrigado por tudo. pic.twitter.com/v3QZWnEp9R— Abraham Weintraub (@AbrahamWeint) January 25, 2022
Diversos ministros e ex-integrantes do governo Bolsonaro – alguns deles, ex-alunos de Olavo de Carvalho – também prestaram homenagem ao guru do bolsonarismo.
Faleceu Olavo de Carvalho. Uma pessoa especial. Opiniões fortes. Personalidade forte. Trouxe luz sobre diversos temas considerados tabu. Soube travar o bom combate. Jamais fugiu da polêmica. Perdemos um grande brasileiro. Descanse em paz. Fique com Deus. Meu eterno abraço.
— Ricardo Salles (@rsallesmma) January 25, 2022
Em homenagem ao querido Professor Olavo de Carvalho, mestre e amigo: pic.twitter.com/LNCr2mDIQi
— Ernesto Araújo (@ernestofaraujo) January 25, 2022
Com muita tristeza recebo a notícia do falecimento do Prof. Olavo de Carvalho, arauto que há anos nos anunciava os perigos do comunismo e de como combatê-lo. A sua esposa Roxane, filhos e netos deixo meu mais sincero abraço e oro para que Deus os conforte neste momento de dor! pic.twitter.com/4fiP0n3GG6
— Damares Alves (@DamaresAlves) January 25, 2022
Críticas ao negacionismo
Já os críticos recordaram as posições negacionistas do escritor – inclusive, quanto à pandemia de Covid-19. Apesar de a causa da morte não ter sido divulgada oficialmente, ele estava internado com a doença. E a própria filha de Carvalho apontou o novo coronavírus como responsável pelo falecimento.
Confira algumas publicações, algumas delas com críticas contundentes, sobre a morte do escritor:
Olavo de Carvalho negou o vírus, escarneceu dos mortos, não se vacinou, morreu do vírus e será sepultado na Terra redonda.
— Renan Calheiros (@renancalheiros) January 25, 2022
Morte não se comemora. Nunca. Nem de figura abjeta q influenciou milhões com discurso anti vacina e difundiu fakenews q levaram muitos a minimizar a pandemia. Lamento pelos q perderam suas vidas por acreditar nessas mentiras.#vacinassalvamvidas#vacinassaoseguras#aterraéredonda
— Jandira Feghali 🇧🇷🚩 (@jandira_feghali) January 25, 2022
O perfil oficial de Olavo de Carvalho acaba de confirmar sua morte. No dia 16/01, ele pegou Covid. O ideólogo do Bolsonarismo, que sempre negou a ciência, morreu de Covid?
— Paulo Pimenta (@DeputadoFederal) January 25, 2022
O negacionismo mata. pic.twitter.com/MvUNM7K30c
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) January 25, 2022