metropoles.com

Criticando Moraes, Bolsonaro chama de “otário” quem o acusa de golpe

Presidente atacou ministro do STF por atuação no inquérito que investiga “organização criminosa que atenta contra a democracia”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Agenda do Presidente Jair Bolsonaro durante Cerimônia de anuncio Caixa Patrocínio ao Esporte Brasileiro
1 de 1 Agenda do Presidente Jair Bolsonaro durante Cerimônia de anuncio Caixa Patrocínio ao Esporte Brasileiro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Após chamar o ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso de “imbecil” e “idiota”, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez críticas a outro ministro da Corte, Alexandre de Moraes, relator do inquérito que investiga “organização criminosa que atenta contra a democracia” – o substituto da investigação contra fake news e atos antidemocráticos.

Em interação com apoiadores nesta sexta-feira (9/7), ao deixar o Palácio da Alvorada, Bolsonaro afirmou:

“Você viu gente presa por atos antidemocráticos? Vai pra… Que que é o cara quando levanta o artigo 142. Ué, se o artigo é ditatorial, tira da Constituição. Se está lá, é pra respeitar. Inclusive, o senhor Alexandre de Moraes tem que respeitar o artigo 142. ‘O cara levanta AI-5’. Que que é AI-5? Não existe AI-5. E alguns acham que quero dar o golpe. Falar para esse otário que eu já estou no poder. Importante refletir, pessoal. A liberdade não tem preço.”

O inquérito sob relatoria de Moraes apurava a realização de atos convocados por apoiadores do presidente da República defendendo intervenção constitucional, e foi substituído, há poucos dias, por um que investiga grupo organizado “que atenta contra a democracia”. Relatório da Polícia Federal que embasou novo inquérito cita o próprio Bolsonaro e dois de seus filhos, o vereador Carlos (Republicanos-RJ) e o senador Flávio (Patriota-RJ).

Nos atos, simpatizantes de Bolsonaro também levantaram bandeiras defendendo o AI-5, o mais duro instrumento repressor da ditadura militar.

A conversa de Bolsonaro com apoiadores foi registrada por um canal no YouTube simpático ao presidente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?