metropoles.com

Crise dos estados faz Câmara trabalhar até na semana do Natal

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), convocou sessões para esta segunda-feira (19/12), e terça (20)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Giovanna Bembom/Metrópoles
Brasília (DF), 05/10/2016Outubro RosaLocal: Congresso Nacional e Palácio do PlanaltoFoto: Giovanna Bembom/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 05/10/2016Outubro RosaLocal: Congresso Nacional e Palácio do PlanaltoFoto: Giovanna Bembom/Metrópoles - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

A crise econômica fez os deputados adiarem o início das férias e programarem um desembarque em Brasília na semana do Natal. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), convocou sessões para esta segunda-feira (19/12), e terça (20), para tentar concluir a pauta de votação, especialmente a do projeto que trata da renegociação da dívida dos Estados.

Apesar de formalmente o recesso começar somente na sexta (23), havia um acordo entre os parlamentares para que o ano legislativo fosse encerrado já no último dia 15. O Senado, por exemplo, não vai realizar sessões esta semana.

A falta de consenso para votar o projeto que suspende por até três anos o pagamento de dívidas, porém, fez Maia marcar mais um pacote de sessões. O Rio, Estado de origem do presidente da Câmara, é um dos mais afetados pela crise fiscal. Maia passou o fim de semana fazendo apelo aos deputados para que compareçam – e já avisou que vai até mesmo descontar da folha salarial a falta de quem se ausentar.

O líder do governo na Câmara, deputado André Moura (PSC-SE), porém, disse achar difícil que se consiga quórum para a votação. Para aprovar a proposta, será necessário o voto de 257 deputados

Segundo Moura, alguns deputados relataram dificuldades de conseguir passagens de avião porque não se programaram com antecedência. “Essa não é uma convocação do governo, interessa mais a alguns Estados, mas estamos aqui para tentar ajudar”, disse.

CCJ
Outro assunto que deve entrar na pauta desta semana é a consulta sobre a possibilidade de reeleição para presidente da Casa na mesma legislatura.

O tema interessa diretamente a Maia e o relator Rubens Pereira Júnior (PC do B-MA) pretende apresentar seu parecer na Comissão de Constituição e Justiça na sessão marcada para terça-feira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?