metropoles.com

CPMI do 8/1 consegue assinaturas necessárias; instalação é automática

Deputada Carla Zambelli (PL-SP) anunciou nas redes sociais ter conseguido o mínimo de signatários necessários para instalar a CPMI

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida congresso nacional durante invasão do 8 de janeiro de 2023 - metrópoles
1 de 1 imagem colorida congresso nacional durante invasão do 8 de janeiro de 2023 - metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) anunciou, nesta sexta-feira (24/2), ter conseguido as assinaturas de 171 deputados e 27 senadores – o mínimo de signatários necessários – para a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) destinada a apurar os atos terroristas de 8 de janeiro.

Por se tratar de uma CPMI, a instalação é automática após a coleta do mínimo necessário. A bolsonarista comemorou o feito nas redes sociais: “Parabéns, povo brasileiro! Esta vitória é de vocês. Vai ter muita gente barbada que não vai dormir hoje”, referindo-se ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que é contra o colegiado por temer desgaste ao governo.

O temor dos governistas decorre das prerrogativas de uma CPMI. Entre oitivas e audiências, senadores e deputados membros do colegiado poderão convocar ou convidar ministros e autoridades para prestar esclarecimentos sobre o episódio.

Inicialmente, houve uma mobilização da própria base do governo no Congresso Nacional, que acabou demovida por Lula. O gesto do presidente teve efeito contrário ao esperado e inflamou opositores que passaram a liderar a coleta das assinaturas.

Os atos do dia 8 de janeiro levaram milhares de apoiadores de Bolsonaro à Esplanada dos Ministérios e como desdobramento, eles invadiram os órgaos públicos federais e depredaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto.

Os prejuízos foram calculados pela Advocacia-Geral da União (AGU), somando os três prédios, e chegaram a R$ 20,7 milhões.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?