metropoles.com

CPI votará convocação de Onyx Lorenzoni na próxima semana

O pedido foi feito pelo relator Renan Calheiros. Ele suspeita que o ministro incorreu no crime de falsidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV Brasil
bolsonaro onyx lorenzoni
1 de 1 bolsonaro onyx lorenzoni - Foto: Reprodução/TV Brasil

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, senador Renan Calheiros (MDB-AL) pediu a convocação do ministro-chefe da Secretaria-geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, para que ele explique suspeitas de “falsidade”, por ter apresentado um documento com dados inconsistentes sobre o contrato para a compra da vacina indiana Covaxin.

“Peço a imediata convocação do Onyx, para que venha depor sobre o crime de falsidade, ao expor à nação um documento que sequer existe, falso. Portanto, a sua presença nesta comissão é importantíssima”, disse Renan.

O relator pediu a convocação ao constatar que os dados da nota fiscal apresentada por Onyx não batiam com os dados do documento apesentado pelo consultor técnico cedido ao Ministério da Saúde William Amorim Santana.

“Erros”

O documento foi colocado em suspeição pela senadora Simone Tebet (MDB-MS). A líder da bancada feminina apontou, em sessão do colegiado, que o contrato trazido por Franco “tem excessos de erros e não há marcas de scanner”.

Apresentado por Onyx em entrevista coletiva, logo após as denúncias feitas pelo deputado Luis Miranda, a nota trazia erros de inglês, entre outras inconsistências.

Questionado se esses erros são comuns em faturas analisadas pelo Ministério da Saúde, William Santana, negou, em seu depoimento na CPI.

“Obstrução de informações”

O vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse que a convocação de Onyx será votada na primeira sessão da CPI, na próxima semana.

Ele ainda apontou que a comissão tem sido vítima de obstrução de informações por parte do governo, que não enviou documentos pedidos pelos senadores sobre o processo envolvendo as contratações da empresa Precisa, .

“Essa CPI tem sido vítima de uma reiterada obstrução de informações. Até hoje, o governo não entregou o processo inteiro relativo à Precisa. Mesmo requisitado, a Casa Civil, embora o ministro Onyx tenha apresentado em coletiva, não apresentou a essa CPI. Não sei porque procede dessa forma. Só posso imaginar que ele talvez esteja querendo esconder alguma informação”, disse Randolfe.

Segundo o senador, há previsão legal para que a comissão requisite os documentos por determinação judicial ou, “em último caso”, a busca e apreensão do material.

“Não queremos chegar a tanto, por isso insisto e reitero que entreguem os documentos, o que já foi objeto de requerimentos aprovados por essa comissão”, apelou o senador.

3 imagens
Onyx Lorenzoni também foi contra reconhecer vitória de Lula
Documento apresentado por Onyx para defender o governo é suspeito de ser falsificado
1 de 3

Ministros Paulo Guedes e Onyx Lorenzoni

DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO
2 de 3

Onyx Lorenzoni também foi contra reconhecer vitória de Lula

Reprodução/TV Brasil
3 de 3

Documento apresentado por Onyx para defender o governo é suspeito de ser falsificado

Fotos, Allane Moraes

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?