CPI: senadores entregam relatório e discutem fake news com Moraes
Parlamentares também conversaram sobre pedido de ação contra o presidente Jair Bolsonaro por declaração vinculando vacinas à aids
atualizado
Compartilhar notícia
Um dia após aprovar o relatório final da CPI da Covid-19, os senadores da comissão entregaram, nesta quarta-feira (27/10), uma cópia do documento ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do Inquérito das Fake News na Corte.
O vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse que o grupo também conversou com Moraes sobre questões relativas a fake news.
“Viemos agradecer o compartilhamento de informações sobre fake news, dar notícia sobre os dois depoimentos que recolhemos de [empresários bolsonaristas Luciano] Hang e [Otávio] Fakhoury e sobre medida cautelar que interpusemos sobre a última live do presidente da República [em que ele associou vacinas contra a Covid à aids], a qual o ministro nos informou que já está sobre a mesa para os devidos despachos”, afirmou o senador.
Os parlamentares também devem entregar, nesta quarta-feira, uma cópia do relatório ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Eles querem articular a tramitação de propostas legislativas contidas no relatório.
Os senadores planejam realizar um calendário de entregas de relatórios aos órgãos competentes para, assim, dar prosseguimento às investigações conduzidas pela comissão, como os ministérios públicos de São Paulo e do Rio de Janeiro, Procuradoria da República do Distrito Federal e o Tribunal Penal Internacional.
A comitiva é composta pelo vice-presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), pelo relator, Renan Calheiros (MDB-AL), e pelos senadores Otto Alencar (PSD-BA), Humberto Costa (PT-PE), Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Simone Tebet (MDB-MS) e Fabiano Contarato (Rede-ES). O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), participou apenas da agenda na PGR.