metropoles.com

CPI: Renan sugere notificar Interpol para que Wizard preste depoimento

Marcada para quinta-feira da semana passada (17/6), o depoimento do empresário não ocorreu após ele não comparecer ao colegiado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Relator da CPI da COVID, Renan Calheiros, após primeira reunião da Comissão 5
1 de 1 Relator da CPI da COVID, Renan Calheiros, após primeira reunião da Comissão 5 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), sugeriu, nesta segunda-feira (21/6), notificar a Interpol para garantir que Carlos Wizard não se abstenha, pela segunda vez, de depor ao colegiado. Marcada para quinta-feira da semana passada (17/6), a oitiva com o empresário não ocorreu após ele não comparecer para depor.

Pelo Twitter, o senador defendeu que “não custa nada, ainda assim, notificar a Interpol para deixar tudo formalizado”. “Depois de dois meses de ser pública e notória a convocação da CPI ao senhor Carlos Wizard, ele agora diz que virá”, publicou.

Veja o post:

Conforme antecipado pelo Metrópoles, o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), anunciou ter marcado para a quarta-feira da próxima semana (30/6), às 9 horas, uma nova tentativa de depoimento presencial do empresário.

Aziz marcou a data após receber um e-mail da defesa de Wizard nesta segunda-feira (21/6). Como o colunista Igor Gadelha mostrou, os advogados pediram uma audiência com o senador a fim de discutir uma nova data para a oitiva.

O depoimento de Wizard estava marcado para a última quinta-feira (17/6), mas o empresário não compareceu. Em razão disso, a CPI pediu, e a Justiça autorizou a retenção do passaporte dele.

“Turismo da impunidade”

Na semana passada, Calheiros disse que Wizard promove um “turismo da impunidade“. Segundo o parlamentar, a resistência do convocado a depor configura um “enfrentamento” aos trabalhos da comissão.

“Estamos no encalço e a CPI não vai aceitar esse enfrentamento. Nós investigamos no Parlamento, de maneira política e excepcional, porque temos poderes constitucionais, judiciais e de polícia para tanto”, disse.

O relator afirmou que Wizard enta “driblar o prazo da CPI”. O colegiado tem 90 dias para concluir as investigações e apresentar o relatório final ao Ministério Público. A CPI pode, contudo, prorrogar o prazo de investigação.

“Não comparecer a este Parlamento significa enfrentar uma instituição. O que eles estão fazendo, porque tem dinheiro, é uma espécie de turismo da impunidade. Viajam para o exterior para driblar o prazo desta CPI”, disparou o relator.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?