metropoles.com

CPI ouve empresário acusado de espalhar fake news na pandemia

Segundo colegiado, o empresário Otávio Oscar Fakhoury atuou como “maior financiador de disseminação de notícias falsas”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Imagem cedida ao Metrópoles
Otávio Fakhoury
1 de 1 Otávio Fakhoury - Foto: Imagem cedida ao Metrópoles

Após o tumultuado depoimento de Luciano Hang, a CPI da Covid-19 ouve, nesta quinta-feira (30/9), o empresário e dono do site Crítica Nacional, Otávio Oscar Fakhoury. Ele é apontado como financiador de campanhas de disseminação de informações falsas sobre a pandemia do novo coronavírus.

Na noite dessa quarta (29/9), a defesa do empresário informou que conseguiu junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) um habeas corpus que lhe dá o direito ao silêncio contra a autoincriminação e a proibição de sua prisão por exercer essa prerrogativa.

Com a audiência, o colegiado segue a linha das investigações que envolvem a propagação de fake news no âmbito da crise sanitária. A convocação de Fakhoury partiu de requerimento de autoria do vice-presidente da comissão, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Ele é suspeito de ter repassado dinheiro aos canais Brasil Paralelo, Instituto Força Brasil e Terça Livre. Os blog são alvos da comissão após darem publicidade a medicamentos ineficazes contra a Covid-19, relativizarem a eficácia das vacinas contra a doença e criticarem medidas de isolamento social.

Randolfe acusa Fakhoury de agir como “maior financiador de disseminação de notícias falsas” e dos portais negacionistas. “Esses canais estimularam o uso de tratamento precoce sem eficácia comprovada, aglomeração e diversas outras fake news sobre a pandemia”, pondera no requerimento.

O nome do empresário entrou no radar da CPI após a quebra de sigilos bancário, fiscal, telemático e telefônico dos canais acusados de propagarem notícias inverídicas.

Movimentações levantadas pela Receita Federal e pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apontam transações e financiamentos de Fakhoury aos blogs.

Outras investigações

Esta não é a primeira vez que o empresário é investigado por, supostamente, atuar no disparo e na divulgação de notícias falsas. Fakhoury é velho conhecido de senadores que integraram a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News.

Também não se trata da primeira convocação do empresário para prestar esclarecimentos sobre sua ação frente aos blogs. Ele chegou a ser convocado anteriormente pela CPMI.

O empresário ainda é alvo de processos paralelos no Supremo Tribunal Federal (STF) que apuram o planejamento de atos antidemocráticos e por ameaças aos ministros da Corte.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?