metropoles.com

CPI não produziu nada a não ser ódio e rancor, diz Bolsonaro

Em agenda no Ceará, presidente afirmou que a comissão apenas tomou tempo do ministro da Saúde, de servidores e empresários

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Jair-Messias-Bolsonaro
1 de 1 Jair-Messias-Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Durante agenda no Ceará nesta quarta-feira (20/10), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 não produziu nada além de “ódio e rancor”. O relatório final foi apresentado nesta quarta por Renan Calheiros (MDB-AL). O documento pede indiciamento de 66 pessoas e duas empresas.

Entre os nomes, estão o do presidente da República e de três de seus filhos – o vereador pelo Rio de Janeiro Carlos (Republicanos-RJ), o senador Flávio (Patriota-RJ) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) –, além dos ministros Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União), Walter Braga Netto (Defesa) e Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência).

Após parte dos apoiadores gritarem “Renan vagabundo”, Bolsonaro reagiu: “A voz do povo é a voz de Deus”.

6 imagens
Bolsonaro e Rogério Marinho no Ceará
Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho
Ministro Rogério Marinho: o Ramal do Salgado é um canal acessório da Transposição do Rio São Francisco
A obra deverá beneficiar 4,7 milhões de pessoas em 54 cidades do Ceará
Bolsonaro assina a abertura de licitação
1 de 6

Bolsonaro e Marinho anunciaram abertura da licitação para a construção do Ramal do Salgado

Adalberto Marques/MDR
2 de 6

Bolsonaro e Rogério Marinho no Ceará

Adalberto Marques/MDR
3 de 6

Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho

Adalberto Marques/MDR
4 de 6

Ministro Rogério Marinho: o Ramal do Salgado é um canal acessório da Transposição do Rio São Francisco

Adalberto Marques/MDR
5 de 6

A obra deverá beneficiar 4,7 milhões de pessoas em 54 cidades do Ceará

Adalberto Marques/MDR
6 de 6

Bolsonaro assina a abertura de licitação

Adalberto Marques/MDR

“Como seria bom se aquela CPI estivesse fazendo algo de produtivo para o nosso Brasil. Tomaram tempo de nosso ministro da Saúde, de servidores, de pessoas humildes e de empresários. Nada produziram a não ser o ódio e o rancor entre alguns de nós”, defendeu Bolsonaro.

No discurso, o mandatário ainda disse que fez “a coisa certa desde o primeiro momento” e voltou a defender o kit Covid, medicamentos comprovadamente ineficazes no tratamento da Covid-19.

Bolsonaro vem criticando a CPI da Covid-19 desde a instalação, há cerca de seis meses. Esta foi a primeira vez que ele comentou o relatório final apresentado.

Entre os delitos sugeridos por Renan Calheiros para o indiciamento de Bolsonaro estão infrações de medidas sanitárias preventivas, charlatanismo, incitação ao crime, falsificação de documento particular, emprego irregular de verbas públicas, prevaricação, crimes contra a humanidade nas modalidades extermínio, perseguição e outros atos desumanos, violação de direito social e incompatibilidade com dignidade, honra e decoro do cargo.

No parecer, que será votado na próxima semana pela CPI, constam ainda os pedidos de indiciamento dos ex-ministros Eduardo Pazuello (Saúde) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores). Há também outros parlamentares, empresários, lobistas, médicos, pesquisadores e influenciadores bolsonaristas.

Jornada das Águas

As declarações de Bolsonaro foram feitas durante o terceiro dia da Jornada das Águas, em Russas, no Ceará. O evento é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Regional que percorrerá 10 estados do Brasil por 10 dias, com entrega de obras e anúncios relacionados à melhoria do abastecimento de água no sertão do país.

A inauguração da última obra de grande porte do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco está prevista para esta quinta-feira (21/10). O ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, pontuou que a transposição começou no início dos anos 2000.

“Nós estamos em 2021. Nesse período, o valor da obra aumentou quase quatro vezes, as denúncias de superfaturamento, corrupção e mau uso do recurso público se acumularam”, criticou.

Nesta quarta-feira, o presidente e o ministro Rogério Marinho lançaram o edital para construção do Ramal do Salgado – canal acessório ao Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco –, que deve beneficiar 4,7 milhões de pessoas em 54 cidades do Ceará.

A infraestrutura do Ramal do Salgado terá 34,3 quilômetros de extensão e será responsável pelo transporte de água do Ramal do Apodi, na Paraíba, até o leito do Rio Salgado. O projeto, orçado em R$ 600 milhões, tem, por exemplo, uma estrutura de controle, 13 segmentos de canal, três aquedutos, um sifão e um túnel.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?