metropoles.com

“CPI não olhou questão econômica e social”, critica Mourão

O relatório de conclusão da investigação que tramita no Senado Federal foi entregue nesta quarta e a votação acontecerá na próxima terça

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruno Batista/VPR
Hamilton-Mourao
1 de 1 Hamilton-Mourao - Foto: Bruno Batista/VPR

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) disse, na manhã desta quarta-feira (20/10), que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 considerou apenas o lado da saúde, mas que não olhou para questões econômicas e sociais do país. O relatório de conclusão da investigação que tramita no Senado Federal foi entregue nesta quarta-feira.

Haverá um pedido de vista coletivo – mais prazo para análise – e a votação acontecerá na próxima terça-feira (26/10).

“A CPI foi criada pra avaliar o desempenho do governo ao longo da pandemia, ela se concentrou única e exclusivamente numa vertente, que foi a saúde. Ela não olhou a questão econômica e nem social”, disse Mourão na chegada ao Palácio do Planalto.

Segundo o vice-presidente, haverá “certa exploração política” em cima do relatório, mas isso já seria esperado pelo governo. “Vamos aguardar o que o procurador-geral e o STF vão dizer. Tudo é uma questão de aguardar o que o processo ocorra, como está previsto na legislação”, concluiu o general.

O relator da CPI, o senador Renan Calheiro entregou o novo relatório da CPI da Covid em que pede indiciamento de 66 pessoas e duas empresas.

Entre os nomes, estão o do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e de três de seus filhos – o vereador pelo Rio de Janeiro, Carlos (Republicanos-RJ), o senador, Flávio (Patriota-RJ), e o deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) –, além dos ministros Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União), Walter Braga Netto (Defesa) e Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência).

No parecer, constam ainda os pedidos de indiciamento dos ex-ministros Eduardo Pazuello (Saúde) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores). Há também outros parlamentares, empresários, lobistas, médicos, pesquisadores e influenciadores bolsonaristas.

No total, a Comissão da Covid funcionou por quase seis meses, com 64 reuniões e 366 horas de trabalho, com 57 depoimentos, além de 1.055 requerimentos, 521 pedidos de informação e 251 quebras de sigilo, totalizando 9,4 terabytes de documentos recebidos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?