metropoles.com

CPI: G7 nega racha e se diz “solidário” com decisão de prisão de Dias

Presidente da CPI da Covid decretou a prisão de Roberto Ferreira Dias por perjúrio e falso testemunho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Omar Aziz e Randolfe Rodrigues falam com a imprensa após o fim da segunda reunião da CPI da Covid 1
1 de 1 Omar Aziz e Randolfe Rodrigues falam com a imprensa após o fim da segunda reunião da CPI da Covid 1 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O vice-presidente da CPI da Covid, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), negou ter sido “pego de surpresa” pela decisão do presidente Omar Aziz (PSD-AM) ao decretar a prisão em flagrante do ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias.

Após a prisão, o senador procurou desfazer a ideia de que a atitude do presidente da comissão não teria apoio de todo grupo, apesar de não ter sido tomada com a anuência de todos. “Não cabe o vice questionar as atitudes do presidente”, disse.

“Se concordamos ou não, isso é irrelevante. O grupo que coordena a CPI continua unido e apoiando o presidente. Eu espero que tenha esse efeito didático. É uma decisão do presidente e está no uso de suas atribuições. Entre as atribuições do presidente está, na ocorrência do crime de perjúrio, decretar a prisão. Tem a nossa solidariedade”, prosseguiu Randolfe.

O senador defendeu que a prisão de Dias deve “servir de exemplo para outros depoentes”. “Espero que tenha esse efeito didático”, enfatizou.

A manifestação foi endossada pelo senador Humberto Costa (PT-PE), que rechaçou racha no G7 – grupo majoritário que forma o colegiado. “Com isso [prisão decretada], o presidente dá um freio de arrumação. Independentemente de concordar ou não, somos solidários a ele [Omar Aziz]”.

Prisão

Perto do fim da sessão desta quarta-feira (7/7), o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD), deu voz de prisão a Roberto Dias, ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde. “Ele vai ser recolhido pela polícia do Senado, deixei chances para ele desde a manhã, mas ele está mentido”, disse o parlamentar.

“Chame a polícia do Senado. O senhor está detido pela presidência da CPI”, afirmou Aziz. Advogada de Roberto Dias diz que pedido é um “absurdo” e que o depoente deu “contribuições valiosíssimas”.

Aziz argumentou que deu todas as chances possíveis para que Dias falasse a verdade. “Houve uma acusação contra ele, eu tentei várias vezes fazer com que ele falasse a verdade e ele continuou mentindo. Nós já sabíamos desses áudios antes do depoimento dele”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?