metropoles.com

CPI do MST: homenagem a vítimas de chacina provoca bate-boca. Vídeo

Na CPI do MST, houve discussão entre deputados após pedido de homenagem a vítimas da chacina de Pau D’arco, que completa 5 anos nesta quarta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Câmara dos Deputados
Taliria Petrone e Eder Mauro discutem na CPI do MST na Camara
1 de 1 Taliria Petrone e Eder Mauro discutem na CPI do MST na Camara - Foto: Câmara dos Deputados

O pedido de um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da chacina de Pau D’arco, no Pará, terminou em confusão na reunião desta quarta-feira (24/5) da CPI do MST, na Câmara do Deputados. Bolsonaristas protestaram contra a homenagem feita por parlamentares governistas e a discussão foi subindo de tom até que a sala fosse tomada por gritos e xingamentos, dificultando o andamento da sessão.

A solicitação de um minuto de silêncio em memória das vítimas foi feita pela deputada Talíria Petrone (PSol-RJ). Em seguida, Eder Mauro (PL-PA) reclamou: “Para bandido eu não dou um minuto. Bandido é na cadeia ou embaixo da terra”.

O presidente da CPI do MST, tenente coronel Zucco (Republicanos-RS), indeferiu o pedido de um minuto de silêncio. O episódio chama a atenção porque, de de acordo com parlamentares presentes, a recusa dessa natureza é inédita na Câmara dos Deputados.

Apesar da negativa de Zucco, Talíria, ao lado da correligionária Samia Bomfim (SP), começou a citar os nomes dos dez mortos na chacina. A cada nome, enquanto os governistas gritavam “presente”, o bolsonarista Mauro respondia: “É bandido”.

Confira:

O inquérito sobre a chacina de Pau D’arco aberto pela polícia para apontar os mandantes dos assassinatos foi encerrado sem apontar suspeitos. O crime ocorreu na fazenda Santa Lúcia, no sudeste do Pará. Ao todo, 17 policiais foram denunciados, acusados de homicídio, tortura, associação criminosa e fraude processual, mas nenhum foi preso.

Convidados

Apesar das discussões, houve acordo para transformar todos os requerimentos de convocação em convite. Dessa forma, foram convidados a falar na CPI do MST:

  • Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública de São Paulo
  • Raul Jungman, ex-ministro da Reforma Agrária
  • Carlos  Fávaro, ministro da Agricultura
  • Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?