metropoles.com

CPI do MEC: senadora diz que teve assinatura fraudada em lista

Rose de Freitas disse que seu nome constava em lista, sem autorização. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, determinou apuração do caso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jefferson Rudy/Agência Senado
Rose de Freitas
1 de 1 Rose de Freitas - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A senadora Rose de Freitas (MDB-ES) afirmou, nesta quinta-feira (7/4), que o nome dela constava em uma lista de assinatura para criar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Ministério da Educação, mas que ela não havia assinado. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), determinou que a Secretaria-Geral da Mesa apurasse o caso. A investigação será conduzida pela Polícia Legislativa.

Segundo Rose, ela foi pega de surpresa quando foi questionada em uma reunião sobre ter assinado a lista que circulava em apoio à comissão. “Não assinei e, no entanto, meu nome constava no hall de assinaturas da CPI. Ninguém pode tomar possa da assinatura com expediente digital para colocar o nome de uma pessoa, para dizer que apoiou tal requerimento ou CPI. Isso é uma fraude”, declarou a senadora, no plenário.

Pacheco, então, determinou apuração imediata do fato relatado pela senadora. “É importante a apuração desse fato pela importância dele e também para se criar um padrão da assinatura eletrônica na Casa”, afirmou.

O senador Randolfe Rodrigues, que está coletando assinaturas para o requerimento de instalação da CPI para investigar o MEC, afirmou que não apresentou qualquer requerimento à Mesa do Senado – sem o qual não há registro oficial na Casa.

Antes do relato de Rose de Freitas, a assessoria de comunicação de Randolfe havia repassado uma lista de senadores que haviam assinado o requerimento e o nome dela não constava.

Essa lista, entretanto, não é um documento oficial do Senado, visto que não há qualquer registro da CPI no Senado. Isso só ocorre quando o requerimento atingir o número mínimo de 27 assinaturas.

Randolfe afirmou, nesta quinta-feira, que falta apenas uma assinatura para atingir o número.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?