CPI da Covid troca depoente e vai ouvir motoboy da VTCLog nesta quarta
Inicialmente, seria ouvido Marcos Toletino, “sócio oculto” da Fib Bank, que deu garantia de R$ 81,7 milhões em nome da Precisa ao governo
atualizado
Compartilhar notícia
A CPI da Covid-19 decidiu, na manhã desta quarta-feira (1°/9), antecipar o depoimento de Ivanildo Gonçalves Silva, motoboy da VTCLog que teria sacado valores milionários para a empresa responsável pela logística do Ministério da Saúde.
Ivanildo vai depor no lugar de Marcos Tolentino, apontado como sócio oculto da Fib Bank, que deu garantia de R$ 81,7 milhões em nome da Precisa Medicamentos ao Ministério da Saúde nas tratativas pela venda da vacina Covaxin.
A alteração de última hora decorre do fato de Tolentino estar internado no hospital Sírio Libanês de São Paulo. O motivo da internação e o quadro de saúde do advogado ainda são desconhecidos.
Ivanildo conseguiu no início da semana, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), o direito de se abster ao depoimento na comissão. A decisão, em caráter liminar, foi expedida pelo ministro Nunes Marques. A CPI já recorreu e espera que o recurso seja levado ao plenário da Corte.
Caso decida ir mesmo assim, o motoboy terá o direito ao silêncio assegurado, podendo recursar-se a responder questionamentos que entender como autoincriminatórios
Segundo o vice-presidente da Comissão, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Tolentino alegou estar com sequelas da Covid-19 e, por esse motivo, foi internado no hospital particular.