metropoles.com

CPI da Covid terá acareação entre Luana Araújo e coordenadora do PNI

Esta será a primeira acareação realizada pelo colegiado, que já tem 46 dias de trabalhos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Luana Araujo_CPI da Covid
1 de 1 Luana Araujo_CPI da Covid - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid aprovou, nesta quarta-feira (9/6), a primeira acareação do colegiado, entre a médica Luana Araújo e a coordenadora do Plano Nacional de Imunização (PNI), Francieli Fantinato.

O requerimento de acareação partiu do senador Otto Alencar (PSD-AM), que defende a presença das médicas na comissão para discutir de quem partiu a autorização para imunização de gestantes contra o novo coronavírus.

“A doutora Franciele Francinato fez uma nota técnica e mandou para os estados, para que parturientes pudessem tomar a segunda dose — e muitas mulheres foram a óbito —, eu queria dizer que isso é muito grave. Será que uma vida não vale a pena? De uma senhora grávida que queria dar à luz? Não vale a pena se discutir e debater porque deu a segunda dose de forma… Com imperícia, na minha opinião”, defendeu Otto.

Segundo o senador, também houve erro no planejamento da pasta na aplicação de doses dos imunizantes contra Covid-19 na população.

“Não se deu a segunda dose com 21 dias da Pfizer e 28 da AstraZeneca porque não tinha vacina pra dar. Aí, se começou a dar a primeira dose e esticar e dizer ‘vacinamos 74 milhões de brasileiros’ com a primeira dose. A primeira e a segunda dose, 10,8% até ontem [terça-feira]. Isso significa 20 milhões de brasileiros, num país de 215 milhões”, continuou.

Luana já havia dito ao Metrópoles que aceitaria uma acareação com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O motivo seria para apurar qual a verdadeira versão para a não nomeação da infectologista para secretaria do Ministério da Saúde.

A CPI ouve, nesta quarta-feira, o braço direito do ex-ministro Eduardo Pazuello, o ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde Élcio Franco.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?