Relator de comissão estadual de Covid, deputado do AM falará na CPI
Deputado estadual Fausto Jr foi convocado a pedido do senador Marcos Rogério
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, que apura ações e omissões do governo federal durante a pandemia do novo coronavírus, ouvirá, nesta terça-feira (29/6), o deputado estadual do Amazonas Fausto Jr. (PRTB).
Fausto foi relator da CPI da Saúde criada pela Assembleia Legislativa do Amazonas no ano passado. O relatório foi concluído em 29 de setembro de 2020.
O parlamentar foi convocado a pedido do senador Marcos Rogério (DEM-RO). Ao Metrópoles, Fausto Jr recusou-se a comentar sobre a crise do oxigênio do Amazonas e disse que irá tratar apenas da apuração feita no âmbito da comissão.
Segundo ele, o principal ponto abordado na CPI da Saúde foi o combate à corrupção.
“A gente observou que o nosso sistema de saúde estava à beira do colapso antes mesmo da chegada da pandemia”, disse.
“O principal papel da CPI foi de auxiliar os órgãos de controle com todas as informações que nós tivemos. A Operação Sangria, no relatório que foi dado como base, a CPI foi citada mais de 25 vezes”, declarou o parlamentar.
Deflagrada pela Polícia Federal (PF), a Operação Sangria apura possíveis práticas de crimes, como pertencimento a organização criminosa, fraude a licitação e desvio de recursos públicos.
O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), também é investigado na ação.