CPI da Covid: cúpula cancela cerimônia de encerramento para “se dedicar” a relatório
O texto final será apresentado no próximo dia 19 de outubro e terá cerca de 50 indiciados, entre pessoas físicas e jurídicas
atualizado
Compartilhar notícia
A cerimônia de encerramento da CPI da Covid-19 foi cancelada, informou o relator do colegiado, senador Renan Calheiros (MDB-AL), na noite desta sexta-feira (8/10). Segundo o parlamentar, a decisão foi tomada para que eles possam se dedicar ao relatório e “evitar narrativas políticas e Fake News”.
O evento, que vinha sendo organizado por Renan em conjunto com o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), e o vice-presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), seria realizado antes da leitura do relatório final, prevista para ocorrer no próximo dia 19 de outubro.
Para me dedicar mais ao Relatório e evitar narrativas políticas e Fake News, cancelamos a Cerimônia que homenagearia as Vítimas da Covid 19. Os responsáveis pelas mais de 600 mil mortes serão punidos pela justiça dos homens e de Deus.
— Renan Calheiros (@renancalheiros) October 8, 2021
Os senadores queriam, inclusive, convidar a mãe do ator Paulo Gustavo, Déa Lúcia Vieira Amaral, para discursar. O ator morreu em maio em decorrência da Covid-19. Além dela, o plano incluía ter um familiar de cada vítima da Covid no Brasil. Cada um leria uma breve frase, formando uma mensagem de homenagem aos 600 mil mortos, mas também falando da necessidade de se fazer justiça.
Segundo Randolfe, o relatório final da comissão terá cerca de 50 indiciados, entre pessoas físicas e jurídicas. “Devemos ter algo em torno de 50 autoridades indiciadas no relatório final; pessoas, públicas ou privadas, apontadas como indiciadas”, disse Randolfe, em entrevista à GloboNews.
O senador anunciou que será criado um observatório com parlamentares que participaram da CPI com o objetivo de acompanhar os desdobramentos. A deliberação sobre o documento ocorrerá no dia 20 de outubro.
Próximos passos
No dia seguinte à apresentação do relatório, que terá de ser votado pelos integrantes do colegiado, a cúpula da comissão deve entregar a versão final ao procurador-geral da República, Augusto Aras. Já no dia 26, o colegiado a remeterá ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Os parlamentares pretendem viajar a São Paulo nos dias 27 e 28 deste mês para entregar o relatório à força-tarefa do Ministério Público de São Paulo, à CPI da Câmara Municipal de São Paulo e à CPI da Assembleia Legislativa, no que tange às investigações envolvendo a Prevent Senior.