metropoles.com

CPI da Covid avalia condução coercitiva de empresário Carlos Wizard

Empresário atua nos bastidores para evitar depoimento ao colegiado. Atualmente, Wizard está morando nos Estados Unidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Carlos Wizard
1 de 1 Carlos Wizard - Foto: Reprodução/Instagram

O comando da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid avalia a possibilidade de conduzir, coercitivamente, o empresário Carlos Wizard a prestar depoimento na condição de testemunha ao colegiado. Ele é apontado como um dos integrantes do chamado “gabinete paralelo” – grupo que assessorava o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre medidas de combate à pandemia.

A alternativa foi ventilada diante das tentativas do empresário de evitar seu depoimento à comissão. A informação foi noticiada com exclusividade pelo Metrópoles. Um amigo de Wizard teria, inclusive, ligado ao presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), para tentar demover o colegiado da realização da oitiva.

Wizard mora em Orlando, na Flórida (Estados Unidos) e, por isso, alega que não poderia comparecer ao colegiado para prestar depoimento. O presidente da CPI, porém, tem dito nos bastidores que o empresário terá de comparecer de qualquer jeito, pois foi convocado, e não convidado.

Nesta quinta-feira (10/6), a comissão parlamentar aprovou requerimento de quebra de sigilos telefônico e telemático do empresário. A proposta partiu de pedido do senador Alessandro Vieira (SE).

O nome do empresário foi citado por diversas vezes entre os depoentes. O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello chegou a dizer que oferecera um cargo na pasta a Wizard, mas que ele teria recusado. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?