CPI da Covid adia depoimento de Ernesto Araújo para dia 18
A comissão vem tendo dificuldade de realizar duas oitivas em apenas um dia, como estava previsto anteriormente
atualizado
Compartilhar notícia
A CPI da Covid-19 alterou a data do depoimento do ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Inicialmente marcado para o dia 13/5, ficou para 18 de maio, um dia antes da participação do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.
Contudo, não está descartada a possibilidade de novas alterações no calendário. A comissão vem tendo dificuldade de realizar duas oitivas em apenas um dia, como estava previsto anteriormente.
Além disso, não haverá flexibilização nas oitivas com ordem do dia do Senado, como houve como o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que aguardou a votação de dois projetos para retomar o depoimento nessa quinta-feira (6).
Assim, ao iniciar a sessão da Casa, encerra-se a CPI, como está previsto no regimento interno.
A princípio, este é o calendário da CPI:
11/5 – Antônio Barra Torres, presidente da Anvisa
12/5 – Fábio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação
13/5 – Pfizer
18/5 – Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores
19/5 – Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde
20/5 – Mayra Dias, secretária de Gestão de Trabalho do Ministério da Saúde
25/5 – Instituto Butantan
26/5 – Fiocruz
27/5 – União Química (Sputnik V)
O ex-ministro Eduardo Pazuello, que prestaria depoimento nessa quarta (5), teve o depoimento adiado para 19 de maio, uma vez que alegou ter tido contato com duas pessoas infectadas pelo novo coronavírus.
Nessa quinta (6), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, prestou depoimento à CPI da Covid-19 por cerca de 9 horas. Ele foi o terceiro depoente. Antes, os senadores ouviram os ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich.
A CPI da Covid-19 tem o objetivo de investigar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio, além de apurar possíveis irregularidades em repasses federais a estados e municípios.