CPI da Covid-19 será instalada na próxima terça-feira (27/4)
Na ocasião, serão eleitos o presidente e o vice-presidente da comissão e o presidente nomeará o relator. Contudo, há acordo por essas vagas
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará as ações e omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia da Covid-19 será instalada, na próxima terça-feira (27/4), no Senado Federal.
O senador Otto Alencar (PSD-BA), que é o membro titular mais idoso da comissão, com 73 anos, convocou a primeira reunião, a qual ele será o responsável por conduzir. Na ocasião, serão eleitos o presidente e o vice-presidente da CPI. O presidente nomeará o relator.
Em acordo prévio, o senador Omar Aziz (PSD-AM) deve ficar com a presidência e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), com a vice. Renan Calheiros (MDB-AL) será o relator. Contudo, o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) também deve disputar o comando do colegiado.
Havia a expectativa de a comissão ser instalada nesta quinta-feira (22/4). Este adiamento na instalação é benéfico para o governo Jair Bolsonaro, que vem articulando para barrar Renan Calheiros na relatoria do colegiado.
A reunião de abertura será semipresencial, de acordo com Ato da Presidência do Senado, publicado nesta segunda-feira (19/4).
A votação deve ser secreta. Urnas eletrônicas serão instaladas fora do plenário da comissão e também na garagem do Senado para os senadores em grupo de risco. A comissão também terá acesso restrito a senadores e assessores.