metropoles.com

CPI convoca para esta quinta empresário acusado de financiar fake news

Otávio Oscar Fakhoury é apontado como “maior financiador” dos canais de disseminação de notícias falsas sobre a pandemia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A CPI da Covid-19 aprovou, nesta terça-feira (28/9), a convocação do empresário Otávio Oscar Fakhoury, acusado de financiar disseminação de fake news sobre a pandemia do novo coronavírus. A oitiva ocorrerá já nesta quinta-feira (30/9).

A convocação é de autoria do vice-presidente do colegiado, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). O parlamentar defende que documentos obtidos pela comissão apontam que Fakhoury “foi identificado como o maior financiador dos canais de disseminação de notícias falsas”.

Segundo o requerimento de convocação, o empresário teria financiado canais como o Instituto Força Brasil, Terça Livre e Brasil Paralelo. “Esses canais estimularam o uso de tratamento precoce sem eficácia comprovada, aglomeração e diversas outras fake news sobre a pandemia”, justifica Randolfe no pedido.

Os senadores também querem saber a relação do Instituto Força Brasil com o governo federal, uma vez que a entidade teria facilitado o acesso da Davati Medical Suplly a Élcio Franco, então secretário-executivo do Ministério da Saúde.

Convocação do empresário Otávio Oscar Fakhoury by Metropoles on Scribd

A empresa ofertou 400 milhões de doses da AstraZeneca e denunciou suposta cobrança de propina por servidores da pasta durante as tratativas pela venda dos imunizantes contra a Covid-19.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?