metropoles.com

CPI avalia incluir homicídio qualificado em acusações contra Bolsonaro

Mais cedo, colegiado tomou a decisão de sugerir o indiciamento do presidente por charlatanismo e curandeirismo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Senadores Renan Calheiros e Randolfe Rodrigues
1 de 1 Senadores Renan Calheiros e Randolfe Rodrigues - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Após indicarem a possibilidade de sugerir o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por charlatanismo, senadores que integram o comando da CPI da Covid-19 subiram o tom e, agora, cogitam apresentar denúncia contra o mandatário do país por homicídio qualificado. A manifestação partiu do vice-presidente do colegiado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e do relator, Renan Calheiros (MDB-AL).

Randolfe ressaltou, nesta quarta-feira (11/8), que a CPI pode “enquadrar” Bolsonaro no artigo 267 do Código Penal, que estabelece pena de reclusão de cinco a 15 anos para quem “causar epidemia, mediante a propagação de germes patogênicos”.

“Se o relator me permite, este é um dos primeiros tipos penais que nós pretendemos fazer o enquadramento, no âmbito do artigo 267 do Código Penal. Se do fato resulta a morte, a pena é aplicada em dobro, combinado com homicídio qualificado”, explicou.

O vice-presidente da CPI afirmou não ter dúvidas do cometimento dos crimes por Bolsonaro. “Basta ver o que diz o artigo e ver o comportamento de sua excelência, o presidente da República. No meu entender, há todo o enquadramento”, disse. O parlamentar recebeu apoio de Calheiros: “Eu concordo. Os tipos penais que o enquadrarão essa gente toda é extenso”, enfatizou.

O relator reiterou a importância do depoimento desta quarta-feira (11/8), destinado a ouvir o representante da Vitamedic, Jailton Batista, para os andamentos dos trabalhos.

“Os depoimentos demonstram, com relação à produção, a elevação do lucro, sobretudo das vendas desses medicamentos inúteis, sem eficácia. Também evidenciam o cometimento de muitos crimes por parte dos agentes políticos e por parte da indústria que o produziu”, disse Calheiros.

O comando da CPI da Covid também avalia sugerir o indiciamento de Bolsonaro por curandeirismo, crimes de endemia e charlatanismo na defesa de medicamentos comprovadamente ineficazes contra a Covid-19.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?