metropoles.com

Covid: Guedes admite que governo apostou na imunidade de rebanho

Ministro da Economia afirmou que a teoria foi levantada pelo ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Paulo Guedes
1 de 1 Paulo Guedes - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro da Economia, Paulo Guedes, admitiu, nesta sexta-feira (25/6), em audiência na Comissão Externa da Covid-19 no Senado, que o governo federal apostou na imunidade de rebanho e destacou que a ideia foi popularizada pelo ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.

“O primeiro ministro da Saúde que tivemos popularizou dentro do governo a teoria [da imunidade de rebanho], que foi exposta para nós e nós acreditamos. E vimos acontecer. Ele estava certo. Ele falou março, abril e maio ela [a curva de contágio da Covid-19] sobe forte, então, temos que fazer distanciamento social, porque, com distanciamento, ela não sobe verticalmente, sobe devagar e dará tempo de criar a imunidade de rebanho aos poucos. Porque se pegar em todo mundo ao mesmo tempo explode a capacidade hospitalar”, declarou Guedes.

“Não se falou em barreira sanitária, testagem em massa, vacinas, nada. A ideia foi vamos aos poucos porque, se for todo mundo ao mesmo tempo, explode a capacidade hospitalar”, acrescentou.

A imunidade de rebanho é a ideia de deixar a população se contaminar livremente para supostamente obter a imunidade. A teoria, todavia, é rechaçada por cientistas e acadêmicos.

Mandetta, que foi demitido em abril de 2020, e Guedes já trocaram publicamente algumas farpas. Em depoimento à CPI da Covid, Mandetta afirmou que o ministro da Economia é “desonesto intelectualmente” e “pequeno” para o cargo que ocupa.

Senadores da CPI da Covid já diziam acreditar que essa era a tese que o governo adotou no enfrentamento da pandemia da Covid-19 e, por isso, recusou diversas ofertas de vacinas. Depoentes governistas, por outro lado, rechaçaram que isso ocorreu.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?