metropoles.com

Covid-19: Senado aprova MP que libera R$ 2 bi para comprar vacina de Oxford

Recursos vão custear a aquisição de 100 milhões de doses da vacina, com previsão de distribuição por meio do SUS até meados de 2021

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Oliveira/Agência Senado
Senador Antonio Anastasia
1 de 1 Senador Antonio Anastasia - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (3/12), de forma simbólica, a Medida Provisória (MP) 994/20, que abre crédito extraordinário de R$ 1,995 bilhão para viabilizar a compra de tecnologia e a produção da vacina desenvolvida pela empresa farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, contra a Covid-19.

A MP vai à promulgação pelo presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP). A medida, que já tinha sido aprovada nessa quarta-feira (2/12) na Câmara dos Deputados, perderia validade nesta quinta-feira, se não fosse aprovada.

O recurso vai custear contrato entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, e o laboratório AstraZeneca para a aquisição de 100 milhões de doses da vacina, com previsão de distribuição por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) até o fim do primeiro semestre de 2021.

5 imagens
Vacinas
Testes de vacinas contra Covid-19
A comercialização das doses não é permitida
1 de 5

Sputnik Vaccine/Divulgação
2 de 5

Vacinas

Unsplash
3 de 5

Karl-Josef Hildenbrand/ Picture alliance /GettyImages
4 de 5

Testes de vacinas contra Covid-19

boonchai wedmakawand/Getty Images
5 de 5

A comercialização das doses não é permitida

Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

A “vacina de Oxford” está em fase de testes com voluntários no Brasil e em outros países. Os dados iniciais do imunizante apresentaram eficácia entre 62% e 90%, de acordo com o esquema de doses adotado.

Além desta, há outras três vacinas na fase 3 de testagem em humanos no Brasil. Pfizer + BioNTech, com 95% de eficácia média e 94% eficaz em idosos acima de 65 anos, segundo dados preliminares. CoronaVac e Janssen ainda sem taxas de eficácias divulgadas

Plano de imunização

O Ministério da Saúde divulgou, na terça-feira (1º/12), os primeiros pontos da estratégia “preliminar” para a vacinação da população. Segundo a pasta, o plano será dividido em quatro etapas:

  • Primeira fase: trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena.
  • Segunda fase: pessoas de 60 a 74 anos.
  • Terceira fase: pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da Covid-19 (como pacientes com doenças renais crônicas e cardiovasculares).
  • Quarta fase: professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?