Covid-19: “Foco será nas pessoas”, diz novo ministro da Saúde
Nelson Teich demonstrou preocupação com economia e disse que desemprego pode sobrecarregar o sistema público de saúde
atualizado
Compartilhar notícia
O novo ministro da Saúde, Nelson Teich, disse que o foco da gestão será nas pessoas. Durante o discurso em cerimônia de posse, nesta sexta-feira (17/4), ele também demonstrou preocupação com a queda da atividade econômica e possível impacto do desemprego no Sistema Único de Saúde (SUS).
“O foco que a gente tem aqui, em tudo que a gente vai fazer, será nas pessoas. Por mais que você fale em saúde, por mais que você fale em economia, o final é sempre gente. E é isso que a gente vem fazer aqui: trazer uma vida melhor para a sociedade”, destacou o novo ministro.
Para Teich, uma das características do novo coronavírus é a “pobreza de informações” quanto a tratamentos e evolução da doença. “E isso aí leva a ansiedade e medo enormes”.
O ministro também avaliou que a demanda pelo SUS vai aumentar nos próximos meses graças a doenças com maior incidência sazonal, como dengue e influenza.
“Isso vai entrar e vai complicar o sistema. Tem que acompanhar também os indicadores sociais. Se a gente tiver mais desemprego de pessoas que vão perder o plano de saúde, isso vai impactar no SUS”.