metropoles.com

Covid-19: Câmara aprova texto-base que suspende pagamento do Fies

A medida vale para estudantes que estão com as parcelas em dia ou atrasadas em até 180 dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Inscrições do Fies 2020/2 são adiadas
1 de 1 Inscrições do Fies 2020/2 são adiadas - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (23/04) o texto-base do Projeto de Lei 1079/2020 que permite a suspensão do pagamento do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) para estudantes que estão com as parcelas em dias ou atrasadas em até 180 dias. A medida ocorre em meio à crise do novo coronavírus e é válida por 60 dias, prorrogável por mais 60.

Os destaques (sugestões de mudança) à proposta, contudo, só serão analisados na sessão da próxima terça-feira (28/04). Quando a votação for concluída, o texto será analisado pelo Senado Federal.

De autoria do relator Moses Rodrigues (MDB-CE), o substitutivo prevê a amortização das dívidas por ao menos dois meses; eventuais juros incidentes sobre o financiamento e a quitação das parcelas de renegociações de contratos.

Segundo o projeto, o não pagamento durante o período estipulado não será considerado inadimplemento nem serão cobrados multas, taxas, juros ou demais encargos operacionais e financeiros incidentes sobre as obrigações suspensas.

Negociação de dívidas
Para os estudantes devedores, há três regras para pagamento das parcelas. A primeira é a liquidação integral, até 31 de dezembro, em parcela única, com desconto de 100% dos juros.

Há, ainda, a opção de parcelar em até 145 parcelas mensais e sucessivas, com vencimento a partir de janeiro de 2021, e redução de 40% dos encargos moratórios.

Além disso, o universitário pode optar pelo parcelamento em até 175 parcelas mensais e sucessivas, com o mesmo prazo de vencimento da opção anterior, com redução de 25% desses juros.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?