metropoles.com

Covaxin: Renan afirma que governo cometeu “prevaricação de rebanho”

Ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello disse, em depoimento à PF, que não investigou a fundo as supostas irregularidades nas tratativas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Ministro da saúde Eduardo Pazuello no governo bolsonaro
1 de 1 Ministro da saúde Eduardo Pazuello no governo bolsonaro - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O relator da CPI da Covid-19, Renan Calheiros (MDB-AL), classificou como “prevaricação de rebanho” o fato do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello ter dito, em depoimento à Polícia Federal, que não investigou a fundo as supostas irregularidades no processo de aquisição da Covaxin.

O senador afirmou que Pazuello mentiu ao colegiado e “confirmou que as graves ilegalidades da vacina superfaturada não foram investigadas”. “É o caso de prevaricação de rebanho”, enfatizou Calheiros em post no Twitter.

Pazuello, depõe, nesta quinta-feira (29/7), no âmbito do inquérito que investiga suposto crime de prevaricação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O depoimento teve início às 10h, na sede da Polícia Federal (PF), em Brasília.

O inquérito investiga se Bolsonaro prevaricou durante as negociações para a aquisição da vacina indiana Covaxin. Segundo o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), o presidente da República foi informado, em 20 de março, sobre as suspeitas de contrato superfaturado e teria prometido mandar o caso para a Polícia Federal.

A investigação só foi aberta, contudo, em 30 de junho, após a denúncia ser publicamente divulgada. Líder do governo na Câmara, o deputado Ricardo Barros (PP-PR) estaria envolvido no esquema.

Luis Miranda prestou depoimento na PF nessa terça-feira (27/7). Na saída, afirmou ter deixado o celular pessoal em posse dos investigadores para ser periciado. Segundo o deputado, as conversas demonstrariam a veracidade da versão contada por ele e o irmão, o servidor Luis Ricardo Miranda, que relatou ter sofrido “pressões atípicas” para dar celeridade nos tramites que envolvem o imunizante indiano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?