metropoles.com

Cotado para Casa Civil, Ciro Nogueira já criticou Bolsonaro e elogiou Lula

O parlamentar é presidente nacional do PP e um dos principais nomes do Centrão, bloco criticado por membros do Palácio do Planalto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Geraldo Magela/Agência Senado
Senador Ciro Nogueira (PP-PI) em comissão no Senado. Ele aparece falando ao microfone e mexendo em papéis, de terno azul escuro - Metrópoles
1 de 1 Senador Ciro Nogueira (PP-PI) em comissão no Senado. Ele aparece falando ao microfone e mexendo em papéis, de terno azul escuro - Metrópoles - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Na iminência de ocupar a Casa Civil do governo Jair Bolsonaro (sem partido), o senador Ciro Nogueira (PP-PI) é presidente nacional do PP e um dos principais nomes do Centrão. O parlamentar faz parte da tropa de choque governista na CPI da Covid-19, mas também já apoiou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os governos Dilma Rousseff e Michel Temer.

Nogueira, de 52 anos, é de uma família de políticos do Piauí. Ele foi eleito deputado federal em 1995 e se tornou senador na legislatura de 2011. Durante a campanha de reeleição ao Senado em 2018, não poupou elogios ao ex-presidente Lula. “Sou um dos milhões de brasileiros que são Lula. Sou Lula por reconhecimento e gratidão por tudo que ele fez pelo Nordeste e pelo Piauí em especial”, disse Nogueira, em vídeo de campanha.

O piauiense está, agora, ao lado de Jair Bolsonaro, a despeito da forma negativa pela qual membros do Palácio do Planalto se referem ao bloco de partidos que apoiam o presidente e do qual o parlamentar faz parte. Apesar da aliança, Nogueira já disse que Bolsonaro “tem um caráter fascista. Muito preconceituoso” em entrevista à TV Meio Norte, em 2017.

O senador é alvo de, ao menos, dois inquéritos referentes à Operação Lava Jato, com acusações de recebimento de recursos da JBS para que o PP apoiasse o governo de Dilma Rousseff e de recebimento de dinheiro ilegal da Odebrecht para campanhas eleitorais.

4 imagens
Jair Bolsonaro e Ciro Nogueira, em reunião no Palácio do Planalto
Senador Ciro Nogueira é o autor do PL nº 186/2014, que prevê a regulamentação dos jogos de azar no Brasil
Senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP e novo ministro da Casa Civil
1 de 4

Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 4

Jair Bolsonaro e Ciro Nogueira, em reunião no Palácio do Planalto

Marcos Corrêa/PR
3 de 4

Senador Ciro Nogueira é o autor do PL nº 186/2014, que prevê a regulamentação dos jogos de azar no Brasil

MOREIRA MARIZ/AGÊNCIA SENADO
4 de 4

Senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP e novo ministro da Casa Civil

Geraldo Magela/Agência Senado

Em março passado, o senador teve um inquérito da Lava Jato arquivado pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) relativo a supostos esquemas de propina na Petrobras.

O parlamentar piauiense foi um dos padrinhos da indicação de Nunes Marques ao STF.

Família

Com a licença de Ciro Nogueira, quem assume a vaga no Senado é a mãe dele, Eliane Nogueira (PP-PI), 72 anos, como primeira suplente. A esposa de Ciro, Iracema Portela (PP-PI), é deputada federal.

O pai do senador, Ciro Nogueira Lima, foi deputado federal entre 1983 e 1987 e 1991 e 1995. O avô do senador, Manuel Nogueira Lima foi prefeito de Pedro II, exercendo o mandato de 1930 a 1934 e depois no período de 1963 a 1967. O tio Etevaldo Nogueira foi eleito deputado federal pelo Ceará.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?