metropoles.com

Coronel Lawand leva “cola” para a CPI: “Não aloprar” e “sem cagoete”

Lawand Júnior depôs na CPI do 8/1 e tentou isolar Jair Bolsonaro e o Alto Comando do Exército de relação com mensagens com teor golpista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Jean Lawand Júnior, ex-subchefe do Estado Maior do Exército (2)
1 de 1 Jean Lawand Júnior, ex-subchefe do Estado Maior do Exército (2) - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

Na CPI do 8/1 no Congresso Nacional, o coronel Jean Lawand Júnior levou uma “cola” com algumas orientações de como se comportar durante o depoimento realizado na tarde desta terça-feira (27/6). A imagem da “colinha” aponta que o militar foi orientado a, entre outras coisas, “não aloprar” e falar “sem cagoete”. Ou seja: não “delatar” ou “dedurar”.

As orientações para Lawand eram:

  • Se alimentar
  • Não aloprar
  • Sem cagoete
  • Não perca emocional
  • Mãos juntas
  • Oração
  • Cara serena

Em uma foto tirada pela fotógrafa da Folha de São Paulo Gabriela Biló é possível observar as orientações para a participação do coronel do Exército Jean Lawand Júnior durante a CPI do 8 de janeiro no Congresso Nacional.

As instruções foram questionadas pelo senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP). O líder do governo no Congresso Nacional perguntou se o militar foi orientado a não entregar companheiros que poderiam ser alvo da CPI. O militar disse que não se tratava de “sem cagoete”, e sim de não fazer “cacoete”, termo utilizado para referir-se a tiques nervosos ou comportamentos semelhantes.

A relatora da CPI, Eliziane Gama (PSD-MA), também questionou o depoente: “Não cacoete ou não caguetar? Eu queria apenas que o senhor me explicasse”. Lawand assegurou ter um tique nervoso e, por isso, moveu a cabeça para o lado várias vezes, no que seria um “cacoete”.

Mas a imagem é clara: “Sem cagoetar”, diz a terceira dica da “cola”. “Cagoete”, de acordo com o Dicio, significa: “Indivíduo fofoqueiro, que vive fazendo intrigas e boatos. Aquele que acusa ou denuncia outra pessoa; delator, denunciador. Etimologia (origem da palavra cagoete). De alcaguete”. Outro significado atrelado ao termo é o de “espião” infiltrado, a serviço das forças policiais.

E não “caguetou”

Durante seu depoimento, Lawand tentou blindar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ou o Alto Comando do Exército de qualquer relação com as mensagens de cunho golpista. Ele não foi defendido, porém, pela maioria da bancada bolsonarista da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito.

A oitiva com Jean Lawand Júnior aconteceu porque no celular de Mauro Cid foram encontradas mensagens do militar pedindo ao ex-ajudante de ordens de Bolsonaro interferência para convencer o então presidente da República e as Forças Armadas a darem um golpe de Estado. O coronel não aceitava a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de outubro de 2022.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?