metropoles.com

Coronavírus: TJRJ proíbe cultos presenciais na igreja de Malafaia

Instituição terá que pagar multa de R$ 10 mil por culto realizado ilegalmente, segundo decisão do desembargador Agostinho Teixeira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/YouTube
Silas Malafaia
1 de 1 Silas Malafaia - Foto: Reprodução/YouTube

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) determinou, nessa quinta-feira (09/04), que a Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, do pastor Silas Malafaia, seja proibida de promover cultos presenciais durante a pandemia do novo coronavírus. A decisão, do desembargador Agostinho Teixeira, foi divulgada pelo Blog do Anselmo Gois, do jornal O Globo.

Teixeira acatou recurso do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), que cobrou providências depois de o pastor defender publicamente o desrespeito ao isolamento social.

“Penso que, nesse estado de crise, sem precedentes, as igrejas também devam suspender suas atividades presenciais, resguardando assim a saúde e o direito fundamental à vida”.

A ação original pedia que templos religiosos não pudessem realizar cultos presenciais, mas havia sido negada pelo juiz Marcello de Sá Baptista. Com a decisão de Teixeira, a igreja terá que pagar multa de R$ 10 mil por culto realizado ilegalmente.

Para o desembargador, “não se discute se a fé é essencial à existência humana nem se os tempos prestam serviços imprescindíveis”, mas que, independentemente disso, o isolamento é necessário para conter a disseminação do coronavírus.

Em março, Malafaia já havia anunciado que não pretendia deixar de realizar cultos durante a pandemia. “Mesmo que o governo diga que vai parar trem, fechar mercado, fechar tudo. Assim mesmo a igreja tem que estar de porta aberta”, disse, durante pronunciamento nas redes sociais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?