metropoles.com

Coronavírus: governo brasileiro fecha fronteira com Uruguai

O decreto foi publicado após uma manifestação da Anvisa, com recomendação de restrição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O governo brasileiro fechou a última fronteira física que permanecia aberta. Na noite deste domingo (22/03), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), interrompeu a circulação entre o Brasil e o Uruguai.

O governo tomou a decisão após uma manifestação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com recomendação de restrição excepcional e temporária de entrada no país,

O governo decidiu: “Fica restringida, pelo prazo de trinta dias, a entrada no país, por via terrestre, de estrangeiros provenientes da República Oriental do Uruguai”, destaca a portaria.

O documento explica que a restrição decorre de recomendação técnica e fundamentada da Anvisa por motivos sanitários relacionados aos riscos de contaminação e disseminação do coronavírus, causador da Covid-19.

A restrição não se aplica a brasileiro, nato ou naturalizado; ao cônjuge ou companheiro uruguaio de brasileiro, nato ou naturalizado; ao uruguaio que tenha filho brasileiro; ao estrangeiro residente no Brasil;  ao profissional estrangeiro em missão a serviço de organismo internacional, desde que devidamente identificado; e ao funcionário estrangeiro acreditado junto ao governo brasileiro.

A  portaria não impede o livre tráfego do transporte rodoviário de cargas, na forma da legislação vigente; a execução de ações humanitárias transfronteiriças previamente autorizada pelas autoridades sanitárias locais; e o tráfego de residentes fronteiriços, mediante a apresentação de documento de residente fronteiriço ou outro documento comprobatório.

“O descumprimento das medidas disciplinadas nesta Portaria implicará na responsabilização civil, administrativa e penal do agente infrator; e a deportação imediata do agente infrator e a inabilitação de pedido de refúgio”, determina o documento.

O documento com as regras foi assinado pelos ministros Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública), Luiz Henrique Mandetta (Saúde) e general Braga Netto (Casa Civil).

Na última semana, o já tinha fechado todas as suas fronteiras com outros países, como Argentina, Paraguai, Peru e Bolívia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?