metropoles.com

Coronavírus: governo avalia quarentena de brasileiros em Anápolis

Grupo de 40 pessoas que está na China pediu para retornar ao país. Florianópolis e Nordeste também estão na lista, diz Onyx Lorenzoni

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Corrêa/PR
29/01/2019 Reunia?o do Conselho de Governo
1 de 1 29/01/2019 Reunia?o do Conselho de Governo - Foto: Marcos Corrêa/PR

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), convocou reunião nesta segunda-feira (03/02/2020) a fim de estudar medidas que o governo brasileiro pretende adotar para lidar com a proliferação do coronavírus e eventual chegada da doença ao Brasil.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, o ministro informou que o governo tem a intenção de montar uma quarentena em Anápolis (GO), Florianópolis (SC) ou em alguma cidade no Nordeste para receber os brasileiros que voltarem de Wuhan – onde o surto da doença teve início.

O município goiano é uma opção viável, segundo Onyx, por ter enfrentado experiência semelhante, nos anos 1980, quando houve a contaminação pelo elemento radioativo Césio 137 em Goiânia, distante cerca de 60 quilômetros de Anápolis.

No fim de semana, o governo traçou a operação de buscas de brasileiros na província de Wuhan, epicentro do surto de coronavírus na China.

Cerca de 40 pessoas pediram ao governo do Brasil – alguns fizeram a solicitação diretamente ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), por meio de vídeos nas redes sociais – para retornar. Há outros brasileiros vivendo na região, mas que decidiram ficar.

O governo fechou acordo com Israel para que sejam feitas as paradas técnicas, na ida e na volta, do avião que buscará o grupo na China. A previsão é de que a aeronave deixe o país na terça-feira (04/02/2020) e retorne no fim da semana.

A reunião do comitê interministerial, criado com o objetivo de apontar soluções para a crise do coronavírus, contou com a presença de membros das secretarias Geral, de Governo e de Comunicação, da Polícia Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e dos ministérios da Justiça, Relações Exteriores e Desenvolvimento Regional.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?