metropoles.com

Coronavírus: “Está autorizado o uso da hidroxicloroquina”, diz Bolsonaro

Presidente recomenda que pacientes acometidos pela doença, que estejam sendo atendidos em unidades de saúde do SUS, peçam pela droga

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Jair Bolsonaro na rampa do Palácio do Planalto
1 de 1 Jair Bolsonaro na rampa do Palácio do Planalto - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, nesta terça-feira, que está permitido o uso da hidroxicloroquina no combate ao coronavírus. “Conversei com o ministro da Saúde hoje, está autorizado o uso da hidroxicloroquina. Quem tive um parente acometido no hospital faça a solicitação para ser tratado dessa forma”, disse o presidente, que cita a interpretação do Conselho Federal de Medicina (CFM) diante do tema.

Em abril, porém, após uma reunião com o presidente, o CFM disse que não recomenda o uso da hidroxicloroquina para pacientes em tratamento de Covid-19. O órgão liberou, no entanto, que médicos receitem o medicamento em três casos específicos:

Quando o paciente está em estado crítico, internado em terapia intensiva, com lesão pulmonar estabelecida; quando o paciente, com sintomas de coronavírus, chega ao hospital; quando o paciente tem sintomas leves, parecidos com o da gripe comum.

“O Conselho Federal de Medicina não recomenda o uso da hidroxicloroquina. O que estamos fazendo é dando ao médico brasileiro o direito de, junto com seu paciente, em decisão compartilhada com seu paciente, utilizar essa droga. Uma autorização. Não é recomendação”, disse o presidente do CFM, Mauro Luiz de Britto Ribeiro, na ocasião.

Nessa segunda-feira (11/05), o presidente tornou a se manifestar sobre o uso da droga, apesar de assumir a falta de estudos científicos que comprovem a eficácia do medicamento no combate à Covid-19.

Na ocasião, o mandatário da República afirmou que alguns governadores estão dificultando o acesso ao medicamento – 0 fármaco ainda não tem eficácia comprovada e pode provocar uma série de efeitos colaterais.

“Tem estado que não está aceitando, tá dificultando. Tem a cloroquina nas farmácias aqui em Brasília, em alguns estados não. Nós vamos tentar correr atrás para saber por que não tem”, disse o presidente a um apoiador, que o cobrava sobre o fato de o ministro da Saúde, Nelson Teich, não ter endossado o uso da hidroxicloroquina.

15 imagens
Presidente e primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, no dia da posse
1 de 15

Presidente Jair Bolsonaro

Reprodução Tv Record
2 de 15

Presidente e primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, no dia da posse

Presidência
3 de 15

4 de 15

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 15

Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 15

Rafaela Felicciano/Metrópoles
7 de 15

Myke Sena/ especial para o Metrópoles
8 de 15

Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles
9 de 15

Rafaela Felicciano/Metrópoles
10 de 15

Reprodução/Redes sociais
11 de 15

Rafaela Felicciano/Metrópoles
12 de 15

Rafaela Felicciano/Metrópoles
13 de 15

Igo Estrela/Metrópoles
14 de 15

Rafaela Felicciano/Metrópoles
15 de 15

Alan Santos/PR

 

 

Também nesta terça, por meio do Twitter, o ministro da Saúde afirmou que os pacientes com receita médica para o uso da cloroquina no tratamento da Covid-19 devem entender os riscos associados ao medicamento e assinar um termo de consentimento.

“Um alerta importante: a cloroquina é um medicamento com efeitos colaterais. Então, qualquer prescrição deve ser feita com base em avaliação médica. O paciente deve entender os riscos e assinar o ‘termo de consentimento’ antes de iniciar o uso da cloroquina”, escreveu Teich.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?