Coronavírus: Crivella e Witzel divergem sobre reabrir comércio
Prefeito do Rio anunciou primeiras medidas para reabrir comércio na sexta. Governador do estado prepara decreto para derrubar medida
atualizado
Compartilhar notícia
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, afirmou nesta quarta-feira (25/03) que irá autorizar a reabertura alguns comércios, a partir desta sexta-feira (27/03). A decisão do prefeito foi motivada pelo pronunciamento que o presidente Jair Bolsonado fez nesta quarta. Bolsonaro disse discordar das ações dos governos de restringir a circulação de pessoas e pediu o retorno da atividade econômica, paralisada como forma de conter a pandemia do coronavírus.
Estamos atualizando algumas medidas já tomadas. A partir de sexta (27), começaremos a abrir, aos poucos, alguns comércios, como lojas de material de construção e lojas de conveniência (postos de gasolina). Mas vamos conscientizar a população de que não poderá haver aglomeração.
— Marcelo Crivella (@MCrivella) March 25, 2020
Mais cedo, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, havia se posicionado contra recuos nas medidas de distanciamento social e ressaltou: “Ressuscitar a economia a gente consegue. Ressuscitar quem morreu é impossível”, disse o governador. À tarde, assessores informaram que já estava sendo preparado um decreto para desautorizar a medida divulgada por Crivella.
A determinação é clara: fique em casa. As soluções virão a seu tempo. O momento é de racionalidade.
— Wilson Witzel (@wilsonwitzel) March 25, 2020
Ressuscitar a economia a gente consegue. Ressuscitar quem morreu é impossível.
— Wilson Witzel (@wilsonwitzel) March 25, 2020
Peço mais uma vez ao povo fluminense: fique em casa. Siga as recomendações. Não queremos acabar com as empresas, exterminar empregos. Queremos preservar vidas.
— Wilson Witzel (@wilsonwitzel) March 25, 2020
Após videoconferência com o presidente @jairmessiasbolsonaro sobre as ações de combate ao coronavírus, pedi mais uma vez diálogo e união. Sei da angustia dos empresários, que estão sem ver uma luz no fim do túnel.
— Wilson Witzel (@wilsonwitzel) March 25, 2020
Witzel também afirmou que sempre vai ouvir os especialistas e segue recomendando que a população fique em casa.