metropoles.com

Coronavírus: Bolsonaro e Toffoli criam comitê de Justiça

Proposta encaminhada ao Legislativo prevê, entre outros pontos, “prevenir ou terminar litígios relativos ao enfrentamento do coronavírus”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) encaminhou ao Congresso Nacional na noite desta quarta-feira (18/03) um projeto de lei que cria o Comitê Nacional de Órgãos de Justiça e Controle, para atuar no combate ao Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O projeto foi assinado por Bolosnaro e pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, durante uma declaração conjunta no Palácio do Planalto.

Além do chefe do Executivo e do Judiciário, participaram do pronunciamento os ministros Tarcísio Freitas (Infraestrutura) e Jorge Oliveira (Secretaria-Geral), o advogado-geral da União, André Luiz Mendonça, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio, e o procurador-geral da República, Augusto Aras.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, não participou da ocasião. Nesta tarde, ele teve resultado positivo para o novo coronavírus. Segundo informou nas redes sociais, Alcolumbre está em isolamento domiciliar, se sente bem e não tem “sintomas severos” da doença.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, também se ausentou do pronunciamento. Ele estava conduzindo uma sessão que deve aprovar, ainda nesta quarta, o decreto de calamidade pública proposto pelo governo em razão da crise na economia, provocada pelo coronavírus.

De acordo com o texto divulgado pelo Planalto, o comitê terá as seguintes competências:

  • Promover a interlocução institucional entre os órgãos de Justiça e Controle, no âmbito federal, para prevenir ou terminar litígios, inclusive os judiciais, relativos ao enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (COVID-19);
  • Deliberar sobre pedidos de autocomposição de conflitos envolvendo os órgãos federais de Justiça e Controle, previamente à adoção de medidas judiciais ou extrajudiciais por parte desses órgãos;
  • Bem como instituir comissões visando à autocomposição dos litígios.

Em seu discurso, Toffoli disse que é preciso ter cautela e serenidade neste momento. “Precisamos ter serenidade para que possamos formular e adotar medidas necessárias à proteção de saúde de todos os brasileiros”, afirmou.

Toffoli disse ainda que a imprensa “tem tido uma atuação impecável em auxiliar nas informações necessárias à prevenção da sociedade quanto a esse drama” causada pelo coronavírus.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?