metropoles.com

Coronavírus: Alcolumbre avalia decretar recesso parlamentar

Além disso, o presidente do Senado assinou na noite de quarta um ato com medidas para combater o novo vírus no Congresso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Para tentar conter o avanço do coronavírus, o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), avalia decretar recesso parlamentar. A assessoria de imprensa do senador confirmou a informação ao Metrópoles nesta quinta-feira (12/03).

Segundo a equipe de Alcolumbre, a estratégia está sendo pensada com “muita cautela”. Por enquanto, o presidente do Senado não descarta nenhuma alternativa para o combate à doença.

Lideranças partidárias estão reunidas nesta tarde para discutir o cenário. O encontro está sendo liderado pelo senador Antônio Anastasia (PSD-MG), porque Alcolumbre está em Manaus. O presidente, contudo, acompanha o assunto.

Na noite de quarta (11/03), Alcolumbre e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciaram as primeiras medidas para conter a disseminação do coronavírus no Congresso Nacional.

Entre as novas regras, estão a restrição de acesso e visitas guiadas às Casas e a suspensão de viagens oficiais de servidores e parlamentares ao exterior.

Ambos os presidentes assinaram os atos após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar pandemia do novo vírus. Os documentos não têm o mesmo teor, mas há muitas regras em comum, que passaram a valer desde a noite de quarta.

Só terão acesso ao Parlamento congressistas, servidores, terceirizados, profissionais de veículos de imprensa, assessores de entidades e órgãos públicos, representantes de instituições de âmbito nacional, estagiários, menores aprendizes e empregados que prestam serviços no Congresso.

Ficam suspensas, também nas duas Casas, a realização de eventos coletivos não diretamente relacionados às atividades legislativas dos plenários e das comissões. A suspensão vale, por exemplo, para sessões solenes e especiais, eventos de lideranças partidárias e de frentes parlamentares, visitação institucional e outros programas patrocinados pela Câmara e pelo Senado.

Lista do Ministério da Saúde
Maia, por sua vez, proibiu a autorização de afastamento em missão oficial de servidores e parlamentares ao exterior para locais onde há infecção por Covid-19 constantes da lista do Ministério da Saúde (MS). Alcolumbre, contudo, foi mais radical e vetou o deslocamento para qualquer destino estrangeiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?