Copa América: senador quer presidente da CBF na CPI da Covid
Vice-presidente do colegiado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou que irá protocolar requerimento de convocação de Rogério Caboclo
atualizado
Compartilhar notícia
O vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que vai protocolar, nesta segunda-feira (31/5), requerimento de convocação do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, para prestar esclarecimentos ao colegiado sobre a realização da Copa América no Brasil.
A convocação de Caboclo, segundo Randolfe, decorre da necessidade de esclarecimentos sobre as medidas planejadas para garantir segurança sanitária durante a competição. Mais cedo, a Conmebol – organizadora do torneio – anunciou a transferência de sede da competição da Argentina para o Brasil.
Segundo a entidade sul-americana, a mudança de país-sede ocorreu com anuência da CBF e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Confira:
Acabo de protocolar o REQ de convocação do Sr. Rogério Caboclo, presidente da CBF, p/ vir à CPI da Covid. Nossa missão é apurar fatos e estancar essa crise, evitando mais mortes. P/ isso, precisamos fortalecer a ciência, adquirir mais vacinas, fortalecer o SUS e proteger o povo! pic.twitter.com/9dL3bs47rr
— Randolfe Rodrigues 🇧🇷💉🥖 (@randolfeap) May 31, 2021
A Copa América seria realizada em 2020, em estádios da Colômbia e da Argentina. No entanto, foi adiada para 2021 e viu os países-sedes desistirem de abrigar a competição em decorrência de crises políticas e do agravamento da pandemia do novo coronavírus.
“Campeonato da morte”
Quem também se posicionou sobre o assunto foi o relator do colegiado, Renan Calheiros (MDB-AL). O senador chamou a Copa América de “campeonato da morte“.
Ele comparou a agilidade do governo brasileiro para responder às solicitações da Conmebol, organizadora do torneio, com a velocidade empregada pelo Executivo para discutir e avaliar ofertas de vacinas.
“Sindicato de negacionistas: governo, Conmebol e CBF [Confederação Brasileira de Futebol]. As ofertas de vacinas mofaram em gavetas, mas o ok para o torneio foi ágil. Escárnio”, publicou o senador.
Com mais de 462 mil mortes sediar a Copa América é um campeonato da morte. Sindicato de negacionistas: governo, Conmebol e CBF. As ofertas de vacinas mofaram em gavetas mas o ok para o torneio foi ágil. Escárnio.
— Renan Calheiros (@renancalheiros) May 31, 2021