metropoles.com

Convidado por Lula, senador Fabiano Contarato troca a Rede pelo PT

Anúncio de filiação foi feito nesta segunda-feira (13/12). Saída do partido de Marina Silva (AC) já havia sido comunicada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Ricardo Stuckert
Lula e o senador Fabiano Contarato
1 de 1 Lula e o senador Fabiano Contarato - Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert

O senador Fabiano Contarato (ES) anunciou, nesta segunda-feira (13/12), sua saída da Rede e a filiação ao PT. A saída do partido criado pela ex-ministra Marina Silva (AC) havia sido comunicada há alguns meses. Segundo o senador, o ato tem um caráter exclusivamente pragmático: o de driblar a chamada cláusula de barreira, que impede que partidos com fraco desempenho nas urnas tenham representação em várias instâncias do parlamento.

“O que eu vou fazer e que todo mundo sabe é que eu vou sair da Rede. A Rede é um partido que eu amo, mas, infelizmente, ele não cumpriu cláusula de barreira, então tem uma limitação”, apontou o senador, em conversa com o Metrópoles em julho.

5 imagens
Alessandro Vieira, Marcos do Val e Fabiano Contarato
Senadores Fabiano Contarato, Randolfe Rodrigues e Alessandro Vieira

senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP);

senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE)
O senador Fabiano Contarato (Rede-ES)
Senador capixaba quer que TCU proíba aglomerações provocadas por governo federal
1 de 5

Ex-presidente Lula e o senador Fabiano Contarato

Divulgação/Ricardo Stuckert
2 de 5

Alessandro Vieira, Marcos do Val e Fabiano Contarato

Marcos Oliveira/Agência Senado
3 de 5

Senadores Fabiano Contarato, Randolfe Rodrigues e Alessandro Vieira senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP); senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE)

Pedro França/Agência Senado
4 de 5

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES)

Roque de Sá/Agência Senado
5 de 5

Senador capixaba quer que TCU proíba aglomerações provocadas por governo federal

Rafaela Felicciano/Metrópoles

A partir de agora, a Rede passa a contar com apenas um senador: Randolfe Rodrigues (AP). Na Câmara também há uma só representante: Joenia Wapichana (RR).

“Após ter recebido e analisado convites de legendas do campo progressista, comunico minha decisão de filiação ao PT, que será efetivada em momento oportuno”, diz Contarato, em nota.

Contarato recebeu diretamente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o convite para se filiar ao PT. Sem nome no Espírito Santo, o PT pode dar abrigo a uma possível candidatura ao governo do estado.

Na nota, Contarato elogia as gestões petistas e pondera que os erros do partido foram “investigados e devidamente punidos pela Justiça”.

“Os governos liderados pelo PT devolveram ao país credibilidade internacional, permitiram aos pobres cursar universidade, expandiram a estrutura de ensino no país, abriram os porões da ditadura com a Comissão Nacional da Verdade, democratizaram a participação da sociedade nas decisões de governo, geraram crescimento econômico alinhado com políticas sociais exitosas, devolveram aos brasileiros o orgulho nacional.”

“Seus erros foram investigados e devidamente punidos pela Justiça. Defendo que a lei vale para todos e tem de ser cumprida doa a quem doer”, prossegue o senador.

Pelas redes sociais, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), deu as boas-vindas ao senador:

Contarato foi eleito em 2018 e cumpre mandato no Senado até 2026. Ele é o primeiro homossexual assumido a ser eleito para o Senado brasileiro. Antes de entrar na política, era um professor de direito e delegado da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo. Foi o delegado titular da Delegacia de Delitos do Trânsito e também chefiou o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES). Ainda, foi corregedor-geral do Espírito Santo.

Leia abaixo a íntegra da nota do senador:

Nota à imprensa

Como já havia anunciado, comunico em definitivo o meu pedido de desfiliação do partido Rede Sustentabilidade. Agradeço imensamente pelo companheirismo e respeito que tive durante o período no qual pude representar o partido no Senado Federal, numa jornada em defesa de um país mais justo e igualitário e que defenda seu povo e preseve seus recursos naturais.

Após ter recebido e analisado convites de legendas do campo progressista, comunico minha decisão de filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT), que será efetivada em momento oportuno. Com a militância social e as lideranças do PT, pretendo somar esforços para que o país retome sua trilha de desenvolvimento, pleno emprego, defesa dos direitos humanos, proteção e oportunidade aos mais pobres, apoio do Estado às maiorias minorizadas, combate a todo tipo de desigualdade, investimento em saúde e educação.

Os governos liderados pelo PT devolveram ao país credibilidade internacional, permitiram aos pobres cursar universidade, expandiram a estrutura de ensino no país, abriram os porões da ditadura com a Comissão Nacional da Verdade, democratizaram a participação da sociedade nas decisões de governo, geraram crescimento econômico alinhado com políticas sociais exitosas, devolveram aos brasileiros o orgulho nacional. Seus erros foram investigados e devidamente punidos pela Justiça. Defendo que a lei vale para todos e tem de ser cumprida doa a quem doer. Seguimos junto aos brasileiros e brasileiras para, com esperança e força, vencer as trevas da ignorância que vitimam o Brasil. A Constituição Cidadã de 1988 é nossa bússola.

Fabiano Contarato
Senador da República

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?